O Ponto SJ e a coordenação do Ano Inaciano estão a preparar quatro iniciativas para aprofundar o conhecimento e a vivência das Preferências Apostólicas Universais, as linhas pastorais orientadoras para toda a Companhia de Jesus para os próximos anos. Assim, ao longo dos próximos meses, e aproveitando a celebração do Ano Inaciano, os meios digitais da Província darão destaque às quatro PAU, destacando a sua vivência pastoral na província e refletindo sobre a sua dimensão espiritual e pastoral.
Além de vários conteúdos que serão publicados nas redes sociais e no Ponto SJ, serão ainda organizados quatro eventos que procurarão dar maior visibilidade ao que se promove com as quatro preferências que são: 1. apontar o caminho para Deus através dos exercícios espirituais; 2. caminhar com os excluídos; 3. acompanhar os jovens; 4. colaborar no cuidado da Casa Comum.
Estes eventos serão organizados em parceria com os setores e obras da província que mais trabalham diretamente estas preferências, como por exemplo a Comissão do Apostolado Social. A primeira PAU a ser abordada será a que invoca os Exercícios Espirituais, já em outubro. Além de alguns testemunhos sobre a importância dos Exercícios na vida de várias pessoas, está a ser pensada a realização de uma conversa sobre este tema no dia 21 de outubro, na Casa de Exercícios de Santo Inácio (Rodízio), em parceira com a Comunidade de Vida Cristã.
Em novembro, mês em que se assinala o Dia Mundial dos Pobres (14 de novembro), o Ponto SJ vai associar-se ao evento que a Comissão do Apostolado Social está a preparar para a celebração deste dia dedicado aos mais excluídos e marginalizados. A conversa que refletirá sobre os temas da pobreza decorrerá no sábado, dia 13, no Porto.
Em janeiro e fevereiro serão trabalhadas as preferências apostólicas que se debruçam sobre a juventude e o Cuidado da Casa Comum.