Ana Margarida Craveiro, 39 anos, casada e mãe de duas filhas. É diretora de comunicação e relações públicas numa sociedade de advogados com mais de 450 pessoas e escritórios em quatro jurisdições. Antes disso, trabalhou numa agência de comunicação e foi assessora em dois gabinetes governamentais, com responsabilidades na coordenação e comunicação política. Começou por estudar línguas e literaturas, mas optou por uma licenciatura em Relações Internacionais, tendo depois prosseguido estudos de pós-graduação e doutoramento em Ciência Política, que foram interrompidos por uma vida familiar e profissional muito preenchida.
André Costa Jorge
É licenciado em Antropologia e, desde 2008, Diretor Geral do Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) em Portugal, e desde 2013 é membro da Direção e do Conselho do JRS Europa. Foi membro do Conselho Consultivo para os Assuntos da Imigração (COCAI) entre 2008 e 2014. É atualmente membro do Conselho Municipal para a Interculturalidade e Cidadania (CMIC) da Câmara Municipal de Lisboa. Desde outubro de 2018 é Coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) da qual foi cofundador. É autor de dois documentários que abordam a temática das migrações e colaborador na Rádio Antena 1 no espaço de comentário “Causas Públicas”. É Professional Coach certificado pela International Coaching University (ICU). É casado e tem 6 filhos.
António Valério sj
Nascido em 1977, em Idanha-a-Nova, entrou na Companhia de Jesus em 1997 e foi ordenado sacerdote em 2009. Foi Diretor do Centro Académico de Braga (CAB) entre 2010 e 2014. Atualmente é Reitor da Comunidade Pedro de Arrupe e Delegado para a Formação. Para além de ser o Secretário Nacional do Apostolado da Oração, responsável pelas suas Editoriais, publicações periódicas e iniciativas digitais, é também o Diretor Nacional da Rede Mundial de Oração do Papa. É Guia CVX, assistente espiritual das ENS e do Núcleo de Médicos Católicos de Braga, iniciativas nas quais promove o aprofundamento, o acompanhamento e a conversação espirituais.
Bruno Nobre sj
Entrou na companhia de Jesus em 2005 tendo sido ordenado sacerdote em 2016. Atualmente é professor de Filosofia na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa e colaborador do Centro Académico de Braga (CAB). É licenciado em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico, em Lisboa, onde também concluiu o seu doutoramento em Física, com uma tese na área da física de partículas. Fez os seus estudos de filosofia em Braga e o mestrado em Teologia no Boston College, EUA, com especialização em Teologia Sistemática. Desde que chegou a Braga, em 2018, tem-se dedicado ao acompanhamento de famílias através do “Relógio da Família” e de outras iniciativas.
Carla Rebelo
49 anos, solteira, licenciada em Economia, carreira profissional feita em banca. Membro da Comunidade de Vida Cristã desde 1997, tem desempenhado vários serviços na Comunidade, como animadora e guia de grupo, mas também membro da Equipa Nacional e Equipa de Formação, sendo atualmente Presidente Nacional da CVX Portugal. Tem prática regular de Exercícios Espirituais de semana desde os 25 anos e tem acompanhado exercitantes de Exercícios Espirituais na vida quotidiana. Tem especial interesse nas ligações entre a Espiritualidade Inaciana e temas de liderança, bem como temáticas de discernimento comunitário. Traduziu para português o livro ‘Rezar com Inácio’ (AO, 2019).
Catarina e Pedro Portela
Vivem em Braga e são pais de quatro filhos. O Pedro desenvolveu a sua atividade profissional e académica na área da informática, do design-multimédia, da rádio e da internet, colaborando com a Rádio Universitário do Minho e lecionando no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. A Catarina é médica no serviço de Oncologia do Hospital de Braga. Têm-se dedicado a abraçar o que chamam a “missão-família”, desenvolvendo atividades diversas destinadas a namorados, noivos e casais, das quais se destaca “O Relógio da Família”.
Cristina e Nuno Francisco
Naturais da Mexilhoeira Grande, onde se conheceram, namoraram, casaram e atualmente vivem. O Nuno é professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a Cristina enfermeira de cuidados paliativos. Foi na Igreja da Sra. da Assunção que O Senhor os chamou a esta missão de Ser Família, casados há 16 anos, têm 2 filhos, a Camila e o Miguel. Desde 2020 que o Nuno é diácono permanente na Paróquia de Odiáxere, onde – com a Cristina – é responsável pela liderança prática da paróquia.
Duarte Fonseca
Duarte Fonseca nasceu na cidade do Porto, onde se formou em Terapia Ocupacional. Frequentou ativamente o CREU, onde foi caseiro e secretário e animou campos de férias dos Gambozinos e do Camtil. Após terminar a universidade trabalhou durante 1 ano numa prisão. Depois trabalhou durante 4 anos na Beta-i como consultor de inovação e durante 3 anos na Associação Just a Change como coordenador de estratégia e desenvolvimento. É atualmente Diretor Executivo da APAC Portugal, uma associação que cofundou em 2015 e que tem como missão garantir a reinserção digna de todas as pessoas que estão ou estiveram presas, e que promove o negócio social Reshape Ceramics. Faz parte da comunidade Global Shapers do World Ecomic Forum desde 2019.
Francisco Mota sj
Entrou na Companhia de Jesus em 2004 e foi ordenado sacerdote em 2016. Fora de Portugal, estudou Filosofia em Braga, Teologia em Londres e Ética Política em Oxford e Boston, tendo feito o magistério em Maputo. É pároco “in solidum” da paróquia da Encarnação em Lisboa, trabalhando também com o Centro Social e Paroquial. É Vice-Presidente do Serviço Jesuíta aos Refugiados, em Portugal, e Diretor-Geral do Centro Cultural Brotéria, recém inaugurado em Lisboa, que procura pôr em diálogo a tradição da fé cristã e as culturas urbanas contemporâneas. A sua reflexão debruça-se sobre a intervenção cívica, a guerra justa e a ética das virtudes.
Goreti Faneca ssd
Irmã Doroteia desde 1985, esteve em missão em Moçambique, São Tomé e no Brasil. Desde cedo se interessou pelos temas de Psicologia, Espiritualidade e Discernimento Inaciano, a partir dos quais se dedica ao acompanhamento e à formação espirituais, bem como ao ministério dos Exercícios Espirituais. Colabora de perto com a Juventude Doroteia.
Henrique Raposo
Tem 42 anos, casado, duas filhas, escritor, autor do livro “Alentejo Prometido”. É licenciado em História e mestre em Ciência Política. Fez investigação académica no IDN (Instituto de Defesa Nacional) e IPRI (Instituto Português de Relações Internacionais). Colaborou com o “Público” e “Diário de Notícias” e foi editor da revista “Atlântico”. É atualmente cronista do Expresso e da Rádio Renascença e colabora com o Ponto sj.
Irene Guia aci
Escrava do Sagrado Coração de Jesus, nasceu em 1959 e entrou na Congregação em 1984. Estudou Ciências Religiosas, Teologia Espiritual e Teologia Pastoral. Foi missionária em Timor (2000), Diretora JRS Ruanda (Serviço Jesuíta aos Refugiados, 2006) e Chefe de Missão na República Democrática do Congo. Teve diferentes missões no campo social e educativo: colaborou com a PAR (Plataforma de Apoio aos Refugiados), e foi responsável do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, no Porto. Regressou ao JRS em 2016, no Curdistão Iraquiano, sendo que atualmente colabora com a JRS, em Dublin. A multiplicidade de experiências missionárias que viveu fala-nos da relação íntima entre Fé e Justiça e da encarnação que o anúncio do Evangelho propõe.
João Goulão sj
Nasceu em 1980 e entrou na Companhia de Jesus em 2001. Estudou Filosofia em Braga e Teologia em Madrid, tendo ainda passado pelo Colégio das Caldinhas. Foi ordenado sacerdote em 2014 e é atualmente o diretor do Centro Universitário Padre António Vieira, em Lisboa (CUPAV), onde tem apostado numa dimensão digital do seu trabalho Pastoral, junto dos jovens.
José Frazão Correia sj
José Frazão Correia nasceu em 1970 e entrou na Companhia de Jesus em 1995, tendo sido ordenado padre em 2004. É licenciado em filosofia e doutorado em teologia. Publicou, pela Editora Paulinas, “A Fé vive de afeto” (2013) e “Entre-tanto” (2014). Colaborou na Pastoral Universitária e na Formação dos Jesuítas, desde Braga, onde também lecionou Cristologia na UCP. Foi Provincial da Província Portuguesa da Companhia de Jesus entre 2014 e 2020, atualmente é Superior da Casa de Escritores da Brotéria e será, a partir de Janeiro de 2022, diretor da Revista Brotéria. Com a sua teologia, procura propor uma experiência de Cristo que valoriza os sentidos.
José Maria Brito sj
Nasceu no Porto em 1976. Aí viveu até 1998, ano em que entrou na Companhia de Jesus. Nesse mesmo ano completou o seu Bacharelato em Comunicação Social na Escola Superior de Jornalismo no Porto. Como Jesuíta estudou Filosofia em Braga e Teologia em Madrid e em Boston. Pastoralmente dedicou-se durante vários anos ao trabalho nos Colégios dos Jesuítas em Portugal. Foi ordenado sacerdote em 2010. Em 2016 esteve seis meses no Quénia para fazer a terceira Provação, etapa conclusiva da sua formação como Jesuíta. Desde setembro desse ano assumiu a missão de dirigir o Gabinete de Comunicação dos Jesuítas e de preparar o lançamento do Ponto SJ, de que é diretor.
Luis Onofre Pinto sj
Entrou na Companhia de Jesus em 1998 tendo sido ordenado sacerdote em 2010. Natural de Ponte de Lima, entrou na Companhia de Jesus a 8 de setembro de1998 tendo 18 anos. Estudou Filosofia e Humanidades na Universidade Católica de Braga e Teologia em Madrid. Em Boston fez um Mestrado na área da Educação Religiosa e completou a formação nesta área com um Mestrado de Ensino na Universidade católica de Lisboa. Tem estado ligado ao trabalho Pastoral e de Ensino da Religião nos Colégios da Companhia de Jesus. É o coordenador da Pastoral Intercolegial dos Jesuítas em Portugal.
Marco Cunha sj
Nasceu em 1975. Entrou na Companhia de Jesus em 2002 e foi ordenado sacerdote em 2013. Estudou Filosofia em Braga e Teologia Fundamental em Roma. No magistério esteve na Beira, em Moçambique. Antes do seu regresso a Portugal, integrou a equipa do Centro Aletti, em Roma, uma comunidade que, tendo em conta a tradição cristã do Oriente e do Ocidente, dialoga com a cultura atual pela elaboração de mosaicos que nos convidam a contemplar o Cristo vivo. Já no nosso país, trabalhou no Apostolado da Oração, em Braga, e colaborou no Noviciado e no Centro Universitário Manuel da Nóbrega (CUMN), em Coimbra.
Margarida Alvim
Margarida Alvim nasceu em 1974 e é natural de Ourém, onde vive atualmente. É licenciada em Engenharia Florestal pelo Instituto Superior de Agronomia. Depois de 6 anos de trabalho como Técnica Florestal no grupo Portucel-Soporcel, trabalhou com a Fundação Gonçalo da Silveira e com a FEC, em projetos de educação, desenvolvimento e Advocacia Social na área da Justiça e Sustentabilidade. É cofundadora da Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade, de inspiração Inaciana, criada em 2012, com sede em Ourém, que tem por missão contribuir para o desenvolvimento humano e para o cuidado da Casa Comum. Fez a Escola de Exercícios Espirituais em Salamanca, orientando Exercícios Espirituais desde 2014. Integra atualmente a CAS – Comissão de Apostolado Social da Companhia de Jesus.
Miguel Gonçalves Ferreira sj
Nasceu em 1969 e é natural de Coruche. Entrou na Companhia de Jesus em 1992. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa, em Braga e, de 1998 a 2000, foi docente na Universidade Católica de Moçambique, na cidade da Beira. Estudou Teologia em Roma, obtendo a licenciatura em Cambridge, Massachusetts. Foi ordenado sacerdote em 2004 e, a partir de 2006, dedicou-se à Pastoral Universitária em Lisboa e no Porto. Em 2014 concluiu uma pós-graduação em Espiritualidade Inaciana na Universidade de Comillas, Madrid. Atualmente é o responsável pela formação inicial dos Jesuítas (Noviciado) e colabora no Centro Universitário Manuel da Nóbrega (CUMN), em Coimbra, acompanhando pessoas e grupos.
P. Miguel Almeida sj
Nasceu em Lisboa, em 1967, o mais novo de 9 irmãos. Trabalhou em Marketing e Publicidade antes de entrar, em 1992, no Seminário do Patriarcado de Lisboa. Em 1995 entrou para a Companhia de Jesus, tendo sido ordenado em 2003. Estudou Filosofia (Braga), Teologia (Roma) e Ética Sexual e da Família (Boston). Teve uma experiência de missão no bairro do Pragal e trabalhou nos Centros Universitários da Companhia de Jesus em Portugal e na formação dos Jesuítas. Desde Braga, lecionou na Universidade Católica Portuguesa e foi assistente espiritual da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Braga, acompanhando casais e famílias. É, atualmente, o Provincial da Província Portuguesa da Companhia de Jesus.
Samuel Beirão sj
Entrou na Companhia de Jesus em 2007 e foi ordenado sacerdote em 2018. Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Braga, em Teologia pela Pontificia Universidad Comillas, Madrid, e em Ética e Educação pelo Boston College, EUA. Escreveu “Servant leadership: the distinctive virtue of Ignatian education”. Foi coordenador da Pastoral do Colégio das Caldinhas e dos restantes Colégios da Companhia de Jesus em Portugal. Atualmente é coordenador do MAGIS 2023, evento mundial da Juventude Inaciana, que vai anteceder as JMJ (Jornadas Mundiais da Juventude) de Lisboa.
Sara Borges
Nasceu em Lisboa, filha de pais escuteiros, é escuteira desde os 7 anos de idade. Trabalha no Departamento de Cidadania Global e Desenvolvimento da Fundação Gonçalo da Silveira em projetos com escolas, organizações da sociedade civil e entidades do ensino superior. Foi colaboradora da Leigos para o Desenvolvimento e, por engano, ainda trabalhou em headhunting. Gosta de viver constantemente em metodologia de projeto e conjuga os seus dias no infinitivo, com muita animação à mistura.
Teresa e Luís Xavier
Há algum tempo que tentam organizar a sua vida familiar de uma forma mais sustentável, inspirados pela encíclica Laudato Si. Casados desde 2013, têm três filhos: o Bernardo, o Manel e a Paz. A Teresa é investigadora em Saúde Pública e prevenção das populações em risco e dá aulas na Católica Medical School. A sua espiritualidade cresceu com muitos movimentos dos padres dehonianos, as Equipas, passando também pelos Centros Universitários. O Luís trabalhou 7 anos na EDP e decidiu sair à procura de um trabalho mais perto do bem comum. Encontrou-o na Gulbenkian, onde esteve envolvido na área da sustentabilidade, dedicando-se atualmente ao planeamento e estratégia e à justiça intergeracional. Cresceu com o Camtil, e hoje faz parte da ACEGE e da direção da Associação de Colégios Maria Ulrich.
Vasco Pinto de Magalhães sj
Nasceu em Lisboa, em 1941, e entrou na Companhia de Jesus em 1965, sendo ordenado sacerdote em 1974. O seu percurso entrecruza a Pastoral Universitária em Coimbra, Porto e Lisboa, o acompanhamento espiritual e a orientação de Exercícios Espirituais. Foi cofundador do Centro de Estudos de Bioética, tendo uma larga intervenção nesta área de reflexão e debate. Teve durante 10 anos um programa na Rádio Renascença e é autor de uma série de livros, artigos e contributos sobre teologia, espiritualidade e formação cristã que ainda hoje marcam diferentes gerações. Atualmente é pároco da Paróquia da Encarnação, em Lisboa, integrando ainda o Conselho de Direção da Revista Brotéria.