Que tensões marcaram a Fé em 2023?
Neste primeiro episódio do Ponto e Vírgula olhamos para o Sínodo sobre a sinodalidade, que está em curso desde 2021 e que teve a sua assembleia em outubro. Que tensões se abriram na Igreja durante este processo liderado pelo Papa Francisco? Como vai ser finalizado este caminho em 2024? A análise é do P. José Frazão Correia, sj.
Que tensões marcaram a Justiça em 2023?
No segundo episódio da rubrica Ponto e Vírgula, olhamos para o tema dos abusos sexuais na Igreja, sobre o qual se debruçou a comissão independente e que trouxe luz a um drama que mancha toda a Igreja. Que tensões suscitou este tema? Como lidou a Igreja com este relatório que deu voz ao silêncio? Que perspetivas se abrem sobre o assunto para o próximo ano? A análise é do P. António Ary, jesuíta e especialista em Direito Canónico.
Que tensões marcaram a Política em 2023?
Neste terceiro episódio, analisamos o contexto internacional e nacional, marcado pela guerra entre Israel e o Hamas. Falamos de extremismos políticos na Europa e na América Latina e, como não podia deixar de ser, da crise que fez cair o governo de António Costa. O comentário é de Margarida Vaqueiro Lopes, jornalista.
Que tensões marcaram o ambiente cultural e social em 2023?
Neste quarto episódio da rubrica Ponto e Vírgula, falamos da falta de confiança nas instituições democráticas, da corrupção, do espaço público e político polarizado e de desinformação. Um contexto cultural e social tenso que faz as pessoas oscilarem entre a indiferença e o desespero. A análise e o comentário são de Rita Sacramento Monteiro, especialista em comunicação.
Que tensões marcaram a Juventude em 2023?
Neste quinto episódio refletimos sobre esse grande encontro que foi a Jornada Mundial da Juventude. O que fica desses dias? Como marcará a JMJ o futuro da Igreja em Portugal? A análise é do P. João Goulão, sj.