#1 Ponto de Paragem – Os jovens e a universidade
Está no ar a primeira conversa do Ponto de Vista, a nova rubrica do Ponto SJ que quer ir ao encontro dos jovens nos locais onde se encontram para os escutar, interpelar e desafiar a refletir sobre o seu mundo interior e o mundo à sua volta.
Começamos a nossa viagem por Coimbra. Aqui conhecemos a Joana Veiga e o Francisco Malva e conversámos sobre escolhas, a universidade do futuro e a importância de cuidar de tempos e lugares de paragem. E até houve poesia!
#2 Ponto de Escuta – A vida dos jovens no campo
Está no ar a segunda conversa do Ponto de Vista, a rubrica do Ponto SJ que quer ir ao encontro dos jovens nos locais onde se encontram para os escutar, interpelar e desafiar a refletir sobre o seu mundo interior e o mundo à sua volta.
Começámos a nossa viagem em Coimbra , (primeiro episódio) agora, viemos até ao Alentejo. Conhecemos a Maria Silva e Sousa e o João Cardoso e conversámos sobre viver e trabalhar no campo, a desertificação do interior do país e a ligação à Igreja local.
#3 Ponto de Encontro – As relações dos jovens num mundo global
Continua a viagem do Ponto SJ pelo país ao encontro de jovens entre os 18 e os 30 anos para conhecer quem são, o que pensam e sentem, e como olham os desafios do tempo presente. Depois de passar por Coimbra e pelo Alentejo, hoje estamos em Portimão, onde conversamos com a Érica e o André, com 19 anos, junto ao miradouro de Santa Catarina, onde há uma capela cuidado pelos Jesuítas que vivem no Algarve.
#4 Ponto de diálogo – Os jovens e a troca de ideias
Depois da visita ao centro e sul do país, o Ponto de Vista foi até ao Norte, a Trás-os-Montes, conhecer a Celina e o João Vítor. Ambos nasceram fora de Portugal mas escolheram Chaves e Vila Real para trabalhar. Falam-nos das dificuldades da migração e do acolhimento num país diferente, dos desafios que este fenómeno coloca à Europa e também do ativismo e das causas que é preciso defender. Nesta conversa, abordou-se também o tema da religião e da espiritualidade, bem como o tema do diálogo e da forma como os jovens trocam ideias e buscam informação.
#5 Ponto de saída – Os jovens e a Igreja
E chegamos ao último episódio do Ponto de Vista! Com vista para o Campo da Graça, onde vão decorrer os últimos eventos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), conversámos com a Carolina Carvalho e o Sebastião Ribeiro sobre os desafios do tempo em que vivemos e sobre a Igreja, vista de dentro e de fora. Nesta conversa, abordou-se ainda o tema da saúde mental, do cuidado nas relações e da atualidade e também da Jornada Mundial da Juventude, que inspira esta rubrica.
Ponto de Vista – Conversa Síntese
Em ano de Jornada Mundial da Juventude dar voz aos jovens foi o intuito desta rubrica que em cada episódio teve como mote aquilo que o Ponto SJ procura ser: ponto de paragem, de escuta, de encontro, de diálogo e de saída.
De cada conversa resultaram inquietações, perspetivas diferentes, emoções e desafios partilhados por estes jovens, cujos temas gostaríamos de desenvolver, aprofundar e debater. Por isso, ao fim de cinco conversas, sentimos necessidade uma última conversa, que fosse síntese, e ajudasse a integrar e a responder, enquanto Igreja, ao que foi levantado. Para nos ajudar a pensar nesta conversa síntese, convidámos Joana Rigato, professora; Sofia Mendes, psicóloga e o P. João Goulão, Diretor do Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV).