sobre
Andrea
Grillo
sobre
o evento
ins
cri
ções
Andrea
Grillo
Andrea Grillo é um filósofo e teólogo italiano, leigo, com especialização em liturgia e pastoral. Nascido em 28 de agosto de 1961, em Savona, Itália, é pai de dois filhos.
Doutor em Teologia pelo Instituto de Liturgia, Grillo é professor desde 1994, lecionando Teologia dos Sacramentos e Filosofia da Religião no Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma, e Liturgia na Abadia de Santa Justina, em Pádua.
Autor de diversas obras na área de sacramentologia e do blog “Come se non“, é um influente pensador contemporâneo no campo da teologia. Além disso, é membro ativo da Associação Teológica Italiana e da Associação dos Professores de Liturgia da Itália.
“
Artigos publicados no Ponto SJ
“
Enterrar os Mortos, Paulinas Editora
“
Instituto Humanitas Unisinos
O evento
Igreja e fidelidade ao Evangelho. Que problemas? Que caminhos?
Como é que Igreja traduz o Evangelho de Jesus Cristo nos dias de hoje? Como é que se mantém a fidelidade ao Evangelho num mundo cada vez mais complexo e desordenado? Que problemas e caminhos se abrem à Igreja no futuro?
Com a Igreja em caminhada sinodal, o Ponto SJ quer contribuir para a reflexão e o debate sobre as questões e tensões que o cristianismo atravessa. Para abrir este processo de escuta e diálogo, convidou o teólogo Andrea Grillo para vir a Portugal falar sobre a forma como considera que a Igreja deve traduzir o Evangelho nos dias de hoje.
Um tempo para escutar, pensar, mas também colocar questões e conversar em Igreja.
Com este encontro, o Ponto SJ quer também inaugurar um processo que terá por base precisamente o processo sinodal posto em marcha pelo Papa Francisco e que, depois das reuniões dos bispos, precisa agora de ser posto em prática nas comunidades cristãs, através da reflexão, da escuta, do encontro e do ensaio de caminhos novos. Assim, ao longo dos próximos meses, lançaremos novas iniciativas que procurarão dar voz às tensões e questões que preocupam os crentes, aprofundaremos o debate teológico, promoveremos encontros para treinar a escuta e o diálogo e daremos a conhecer alguns ensaios de caminhos novos que já se estão a trilhar na Igreja.