Casa da Charneca da Caparica em remodelação

Outrora residência de uma comunidade jesuíta, esta casa está agora a ser transformada para poder acolher várias famílias ucranianas. Em parceria com entidades locais, serão aqui alojadas famílias que já chegaram a Portugal.

A Casa do Vale de Rosal, na Charneca da Caparica, concelho do Pragal, onde até há dois anos viveu uma comunidade de jesuítas está agora a ser preparada para acolher famílias que fugiram da guerra na Ucrânia. O espaço que estava desabitado está a ser intervencionado no interior e no exterior, de modo a criar condições para o alojamento de cerca de 30 pessoas, o que se espera que possa acontecer já no início de junho. Aqui serão colocadas famílias que já chegaram a Portugal há algumas semanas, tendo já passado por uma alojamento de emergência, e que aqui poderão estruturar, ao longo dos próximos meses, o seu projeto de autonomização e integração.

A gestão da casa será feita em articulação com as entidades locais e contará com o apoio da comunidade inaciana.

Nesta casa situada numa zona residencial da Charneca da Caparica estiveram há duas semanas voluntários do Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV) que fizeram uma limpeza e arrumação do espaço.