Depois de, em 1863, os Padres da Companhia de Jesus terem tomado conta do Colégio dos Órfãos de S. Fiel, foi fundada, em 1871, na Covilhã, uma Residência para ministérios apostólicos, tendo sido construídas, em 1875 e 1876, uma igreja e o edifício da residência. Em 1910, os Jesuítas fora forçados a sair, tendo regressado em 1929. A igreja, que já tinha sido utilizada como armazém, era, nessa altura, utilizada como tribunal, e a residência como dependência desse tribunal.
Em finais da década de 1940, a igreja ardeu e a Companhia adquiriu as ruínas, que restaurou, tendo sido reaberta ao culto a 10 de fevereiro de 1952. Em 1965, a Comunidade voltou a viver no atual edifício, que foi minimamente restaurado com o auxílio de amigos e benfeitores.
Em 1969, a Companhia de Jesus encarregou-se da Paróquia de S. Pedro. Esta, com cerca de 2600 habitantes, teve até ao final do século XIX, a igreja de S. Pedro como Igreja paroquial, a qual se situava junto à Misericórdia e Judiaria.
Demolida esta igreja pelas entidades públicas, o culto passou primeiro para a Igreja da Misericórdia, até que esta entrou em obras, e depois utilizou-se a capela de S. João de Malta, pequeno templo de raízes românicas, remodelado no século XVIII, até passar a ser utilizada a igreja dos Jesuítas, um templo mais amplo e moderno que poderia servir melhor os paroquianos de S. Pedro em substituição da Capela de S. João de Malta, continuando contudo, esta capela a manter conjuntamente a categoria de Igreja Paroquial.
A atividade paroquial passou a ser uma das responsabilidades principais da comunidade dos Jesuítas, que além da Pastoral, que lhes é própria, promove de modo particular, a Espiritualidade . Inaciana com atividades, encontros, E.E. e CVX.
É uma casa de “portas abertas” a tantos e a todos. Com confissões diárias e acompanhamento espiritual individual, a oração do terço e missas diárias, dá assistência espiritual a diversos grupos da cidade: ENS, CPM entre outros.
Assume maior relevo na catequese procurando ser lugar de encontro e sinal da fé anunciada, celebrada e vivida, onde Jesus Cristo é o Centro.
A Eucaristia vespertina que se segue é animada pelo coro das crianças e jovens sempre a dar o seu melhor, os jovens acólitos que ajudam os mais pequenos a viver e experienciar o serviço ao altar e a participação dos catequizados e famílias.
O programa inclui: Formação de catequistas, festas anuais que marcam etapas dos diversos anos. Caminhadas de Advento, encenações da vida de Jesus no sentido de criar maior envolvimento e espírito natalício.
Na Quaresma, a vinda dos noviços, a sua ajuda e testemunho, trazem ao percurso a novidade e criatividade que lhes é própria.

Vemos o carinho e o respeito das famílias que nos entregam os seus filhos, certos de que, com eles colaboramos na sua formação cristã.
Esta dinâmica dá corpo, à vida paroquial através dos diversos movimentos e grupos que os jesuítas acompanham. Grupos corais, a animar as Eucaristias, de acordo com a assembleia a que se destinam, o CNE que contribui para a formação humana e cristã de tantos jovens.

Pároco

PADRE SÉRGIO DIZ NUNES, SJ
Email: [email protected]
Telefone 275086549
Nomeado Pároco de S. Pedro em 30/09/2018

Atividades