Igreja do Sagrado Coração de Jesus/ S. Tiago

Edificada no lugar da antiga igreja de S. Tiago, é comprada em 1871, pelo Padre jesuíta Nicolau Rodrigues, que a manda demolir para se construir um novo templo, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.

Construído nos anos de 1875 a 1877, tinha cinco altares, sendo o altar-mor dedicado ao Coração de Jesus, com os tetos abobadados e magníficos ornamentos. Os tetos e altares eram de estilo gótico, feitos por Francisco Borges Grainha. É desta altura a construção da torre sineira, concluída em 1888.

Com o advento da República, a igreja é utilizada como celeiro, e armazém municipal e depois tribunal da comarca. Em novembro de 1942 é destruída por um terrível incêndio. Já no século XX foi comprada novamente pelos jesuítas que a reerguem na forma que hoje se apresenta.

Com um estilo muito simples, tem na sua fachada três quadros com esculturas de Joaquim Correia, que representam o martírio do Beato Francisco Álvares, natural da Covilhã, o Sagrado Coração de Jesus e o sacrifício do jesuíta covilhanense António de Sousa. No altar-mor podemos admirar um fresco, representando o Sagrado Coração de Jesus, pintado por Martins Baerata.

Pároco

Horários

Eucaristias

De segunda a sábado

8:00 e 11:00 na Igreja do Sagrado Coração de Jesus (S. Tiago).

Domingo

9:00, 11:30 e 19:00 na Igreja do Sagrado Coração de Jesus (S. Tiago).

Vespertina

Sábados às 17:30 na Igreja do Segundo Coração de Jesus (S. Tiago). Durante o tempo de Catequese.

Atendimento

Confissões
De terça a sexta das 8:30 às 12:00

Atendimento pessoal/direção espiritual
Agende diretamente com um dos padres jesuítas

Secretaria
Terça-feira: 9:30 – 12:30 e das 15:30 – 18:00