o que celebramos
Na sexta-feira santa acompanhamos Jesus até à Cruz. A leitura do evangelho segundo São João convida-nos a olhar este quadro para lá da violência e da dor. O que fascinou o evangelista foi o modo como Jesus encarou e viveu esses acontecimentos. A Cruz é um lugar de revelação onde Jesus-Deus mostra até que ponto ama a humanidade e quer estar unido a ela.
ANTES
DE CELEBRAR
PREPARAR O ESPAÇO
- despir o altar
- cobrir a cruz com um pano
DURANTE
A CELEBRAÇÃO
DESCOBRIR A CRUZ
O gesto de desvelar a cruz pode ser feito em simultâneo entre o celebrante e as famílias (as famílias destapam a cruz ao mesmo tempo que o celebrante)
UMA ORAÇÃO CADA VEZ MAIS UNIVERSAL
Em família, escrever intenções pelos problemas do mundo. Durante a celebração, no momento da grande oração universal, a família coloca as suas intenções sob a cruz
AO LONGO
DO DIA
DESAFIO EM FAMÍLIA: CUIDAR DE ALGUÉM PRÓXIMO
O celebrante pode lançar o desafio às pessoas de pensarem em alguém que precise de cuidados, especialmente neste tempo, e de modos realistas, generosos e bem-humorados de se fazer presente, em família
PONTOS PARA UMA VIA-SACRA EM FAMÍLIA
Rezar com a via sacra do Passo-a-Rezar
REZAR COM INÁCIO DE LOIOLA
Durante um tempo de oração diante da cruz, perguntar-se, como Inácio: O que fiz por Cristo? O que faço por Cristo? O que farei por Cristo?
A proposta do Ponto SJ para este dia poderá ser uma boa ajuda.