o que celebramos

A leitura do evangelho, neste dia, ilustra os efeitos progressivos da ressurreição de Jesus nos seus discípulos. Do trauma da perda passam à confusão perante um sentimento de vazio; do vazio passam ao pressentimento de uma surpresa e ao ressurgir da esperança; a esperança leva-os à comunicação, ao encontro e à partilha. São textos que falam ao mesmo tempo de fragilidade e de força, ou talvez de cicatrização. Sem jamais relativizar o peso do túmulo, os textos dizem «Jesus morreu e, no entanto, está vivo!».

ANTES

DE CELEBRAR

PREPARAR O ESPAÇO

  • com flores
  • um baú (bonito), aberto, forrado no interior com um pano e biscoitos, doces e frases do evangelho

[os biscoitos poderiam ser feitos na véspera, em família, assim como as frases]

DURANTE

A CELEBRAÇÃO

UMA CASA CHAMADA PÁSCOA

Em muito sítios, a Páscoa costuma celebrar-se com o gesto de abrir as portas e receber a bênção de Jesus ressuscitado. Limpam-se as casas, cuida-se dos quintais e jardins, enche-se a mesa de doces e soltam-se foguetes e espera-se que o compasso chegue com uma cruz cheia de flores.É verdade que há coisas que funcionam, mesmo à distância; outras, nem tanto. As bênçãos não atravessam os ecrãs, por exemplo.

No entanto, continua a ser verdade que Jesus quer passar a Páscoa em nossa casa para partilhar a sua Vida.Por isso, propomos que, durante o rito de aspersão (na missa transmitida), as pessoas percorram os espaços de sua casa e borrifem perfume ou água, como sinal de Cristo Ressuscitado está presente para trazer uma vida nova, com esperança. Este gesto não substitui a bênção, mas mostra que se está aberto à bênção.

DEPOIS

DE CELEBRAR

A CRUZ DA ALEGRIA
Cada um pode beijar a cruz, já decorada de forma festiva, enquanto repete: Aleluia, Aleluia! O Senhor Ressuscitou! Aleluia!

PÁSCOA ONLINE: CONSOLAÇÃO SEM FIOS
Usando aplicações do telefone, seria óptimo espalhar mensagens de Páscoa aos amigos à distância: mais bíblicas ou mais cómicas, o importante é levar a alegria!

 

REZAR A RESSURREIÇÃO, COM INÁCIO DE LOIOLA

  • imaginar o encontro de Jesus com a sua Mãe, depois da ressurreição
  • a proposta do Ponto SJ para este dia poderá ser uma boa ajuda.

ALMOÇO DE FESTA [real ou virtual]
Encontrar uma forma criativa e partilhar a mesa