ATELIÊS ’19

O labOratório’19 incluiu no seu programa diferentes ateliês, uns explorando a relação entre poesia e liturgia, outros inclinando-se para a relação entre música e espiritualidade. Num tom ao mesmo tempo informal mas informado, estas sessões procuraram despertar o interesse e o desejo de mais estudo. Brevemente estarão disponíveis as gravações áudio de muitos destes ateliês, cujos resumos estão publicados no Livro Cinzento.

Introdução ao espírito da liturgia

Miguel Melo, sj

Em 1929, o teólogo alemão Romano Guardini publicava o famoso livro «O espírito da liturgia». No início dos anos 2000, o então cardeal Ratzinger lançava o seu «Introdução ao espírito da liturgia»: uma reflexão sobre o significado e importância da liturgia. Este workshop explora, precisamente, a razão de ser da liturgia na vida espiritual pessoal e de toda a Igreja.

Música na Missa

Miguel Melo, sj

Quanto melhor compreendermos a estrutura de uma missa, o seu sentido global, e a dinâmica de cada uma das suas partes, mais fácil se torna criar e escolher música para uma celebração.

A mística de Bach

David Cranmer

Nos últimos anos, vários biógrafos, musicólogos e teólogos têm chamado a atenção para um aspecto discreto mas transversal da música de Bach: a sua dimensão espiritual.
// disponível no livro cinzento

Signos e sinos: o espiritual na música de Arvo Pärt

Alfredo Teixeira

A música de Arvo Pärt tem lugar frequente em salas de concerto um pouco por todo o mundo. Ao longo dos anos, o compositor estoniano foi desenvolvendo uma gramática própria, com uma forte carga simbólica e espiritual.
// disponível no livro cinzento

Espiritualidade & Música Electrónica de Arte

Jonas Runa

O desenvolvimento de novos aparelhos electrónicos fez-se acompanhar de uma descoberta de novos ambientes sonoros. Quais são, e de que modo enriquecem a linguagem musical e uma possível experiência espiritual é o que procuraremos explorar.
// disponível no livro cinzento

O Natal de Sufjan Stevens

Maria Portela

Sufjan Stevens impôs-se há vários anos no universo musical independente (indie) norte-americano, sendo conhecido pelo seu trabalho ao mesmo tempo experimental, versátil e melancólico. E, no meio da sua já extensa discografia, tropeçamos uma e outra vez no mesmo tema: o Natal. Porquê?
// disponível no livro cinzento

Teologia do fado

Zé Souto Moura e Cátia Tuna

O fado ocupa um lugar especial no conjunto da música portuguesa. Umas vezes melancólico e trágico, outras, sorridente e romântico, o fado apresenta um «retrato da alma». Qual o seu alcance teológico e espiritual?
// disponível no livro cinzento

O mundo dos Spiritualized

Pedro Portela

Situando-se na fronteira entre indie, pop e música electrónica, os Spiritualized assumem uma convicção de fundo: a música permite uma experiência espiritual. Mas, com ou sem Deus?
// disponível no livro cinzento

Conhecer os salmos

P. Miguel Gonçalves Ferreira, sj

O Livro dos Salmos é uma colecção de poemas bíblicos riquíssima que nos põe diante de uma espécie de peregrinação pela vida humana, dos conflitos às alegrias, das certezas aos suspiros, do entusiasmo à depressão. No seu retrato da humanidade, os salmos trazem luz ao que significa confiar em Deus.
// disponível no livro cinzento

Conhecer os hinos bíblicos

P. Frederico Lemos, sj

No Novo Testamento encontramos vários hinos: textos usados, possivelmente, nas liturgias das primeiras comunidades cristãs. Estes hinos reflectem uma comunidade em busca de palavras para compreender Jesus, Deus e a sua própria fé.
// disponível no livro cinzento

Conhecer a poesia patrística

P. António Sant’Ana, s

Os primeiros séculos do cristianismo foram um período de reflexão intensa: como compreender o monoteísmo cristão? Como compreender a encarnação? O que significa ser cristão? O que é a Igreja? Nos textos da época patrística encontramos um cristianismo criador de palavras, um cristianismo poético.

Conhecer poetas contemporâneos

Cristiana Vasconcelos Rodrigues

Para além do deleite que, por vezes, provoca, a poesia importa também por tudo o que nos permite perceber sobre a vida humana. Nesse sentido, a poesia está na vizinhança da experiência crente. Mais ainda: a profundidade e humanidade de muita poesia contemporânea faz falta à fé e, possivelmente, à liturgia.
// disponível no livro cinzento

Fotografias