Quem somos

 

Centro Académico de Braga (CAB), é um centro pastoral da Companhia de Jesus dirigido pela Equipa da Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) de Braga. A partir de um espaço familiar e acolhedor promove, junto dos adolescentes, universitários, profissionais e famílias, boas propostas de oração e enriquecimento espiritual e humano. Organiza ainda tempos de oração em paróquias e atividades formativas em linha com a intenção de oração mensal do Papa , em colaboração com instituições católicas e civis de Braga.

Aqui podes conhecer e experimentar o que é viver a fé em Jesus com coerência, alegria e compromisso com o mundo e a Igreja.

O CAB é #oteucentro!

P. Miguel Pedro Melo, sj

P. Miguel Pedro Melo, sj

Diretor

Padre jesuíta, entrou no Noviciado do Santíssimo Nome de Jesus em 2006, Coimbra. Após os seus estudos de Filosofia, na Universidade Católica Portuguesa em Braga, viveu por um período de três anos na Província chinesa da Companhia de Jesus. Após este tempo, foi enviado a começar os seus estudos teológicos na Universidade Pontifícia de Comillas, em Madrid. Posteriormente residiu em Boston, onde concluiu a sua licenciatura em Teologia, com especialização em Teologia Sistemática. Foi ordenado sacerdote a 7 de julho de 2018. É diretor do CAB desde setembro de 2019.

P. Bruno Nobre, sj

P. Bruno Nobre, sj

Colaborador do CAB

Padre jesuíta, Bruno Nobre é atualmente professor de filosofia na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa e colaborador do Centro Académico de Braga (CAB). É licenciado em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico, em Lisboa, onde também concluiu o seu doutoramento em Física, com uma tese da área da física de partículas. Fez os seus estudos de filosofia em Braga, na FFCS, e obteve o mestrado em teologia no Boston College, EUA, com especialização em teologia sistemática. Vive na Comunidade Pedro Arrupe, em Braga.

P. Paulo Duarte, sj

P. Paulo Duarte, sj

Colaborador do CAB

Licenciado em Filosofia pela Católica de Braga e em Teologia pela Facultad de Teología – UPComillas/Madrid, mestre em Teologia Fundamental (Centre Sèvres/Paris) com a tese “Tomorrow shall be my dancing day – pistas para um estudo teológico da dança e do corpo”. Interesses de estudo e investigação relacionados com a Humanidade, no contributo da busca de sentido e reconciliação, a partir de questões como a corporeidade e a arte, pela dança, relacionando com a espiritualidade, pedagogia e acompanhamento. Anteriormente foi coordenador da pastoral e professor no Colégio das Caldinhas.

P. Andreas Lind, sj

P. Andreas Lind, sj

Colaborador do CAB

Nascido a 16 de Julho de 1981, Andreas Gonçalves Lind veio a ser batizado a 11 de Abril de 2004, em Lisboa, a sua cidade Natal. Depois de se formar em Economia e de ter começado a sua atividade profissional numa Business School, ingressou no Noviciado da Companhia de Jesus em Coimbra, a 25 de Setembro de 2005. Desde então, tem seguido o percurso habitual da formação de um jesuíta: dois anos de Noviciado, seguidos de tempos de formação filosófica em Braga e teológica em Roma, intercalados pelo Magistério de dois anos, no Colégio São João de Brito, em Lisboa. Foi ordenado presbítero em 2016. Finalizou estudos avançados em Paris e esteve em Namur, Bélgica, a fazer um doutoramento em Filosofia da Religião. Atualmente reside em Braga, na Comunidade Pedro Arrupe.

Grupo de animadores

Grupo de animadores

Temos a Mel que é a hacker do grupo e tem a arte de nos fazer rir como ninguém, a Rita que, apesar de estar na foto, não é animadora mas sim a secretária, o Gonçalo que é a mona lisa (careca, para quem não percebeu), o Fonsi que sabe coisas que não interessam a ninguém, o David que está sempre presente quando é preciso esvaziar a despensa, o Fábio que, apesar de não o ser, parece o irmão mais velho de todos, a Melissa, que é uma influencer nata, storiesreels é com ela, a Inês que é uma pilha de boa disposição, e adora andar de pantufas pelo CAB e o Daniel, que quando liberta o génio musical que há dentro dele, espanta (ou encanta?) toda a gente!

História

1885

Ano de fundação do CAB, Rua S. Barnabé nº40, actual Apostolado de Oração.

O CAB define-se como uma “instituição religiosa, recreativa e cultural que se destina a amparar moralmente num ambiente cristão, os alunos do curso secundário, liceal e técnico da cidade de Braga”.

1979

O CAB deixa de ter como público-alvo os alunos do liceu para ser destinado à população universitária; orientado por uma equipa de universitários, os CABecilhas, em conjunto com padres jesuítas.

1990

(14 de Novembro)

Oficialização do CAB – foi aceite o pedido de inscrição no Registo Nacional de Associações Juvenis de Âmbito Local.

1999

(6 de Novembro)

O CAB muda de instalações para as actuais, na Praça da Faculdade Nº 16.

2015

O CAB passa a ser dirigido pela primeira diretora leiga de um centro universitário. Deixa de ser predominantemente dirigido à população universitária para ser uma casa para universitários, jovens profissionais e jovens famílias. O CAB passa a ser reconhecido como Instituição de Utilidade Pública.

2018

O CAB passa a ser dirigido pela equipa de Braga da Rede Mundial de Oração do Papa, passando as suas atividades a ter como linha orientadora a intenção de oração mensal do Papa.

2019

A diretora leiga do CAB cessa funções, e este volta a ser dirigido por um padre jesuíta.