Quem somos

 

Centro Académico de Braga (CAB), é um centro pastoral da Companhia de Jesus dirigido pela Equipa da Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) de Braga. A partir de um espaço familiar e acolhedor promove, junto dos adolescentes, universitários, profissionais e famílias, boas propostas de oração e enriquecimento espiritual e humano. Organiza ainda tempos de oração em paróquias e atividades formativas em linha com a intenção de oração mensal do Papa , em colaboração com instituições católicas e civis de Braga.

Aqui podes conhecer e experimentar o que é viver a fé em Jesus com coerência, alegria e compromisso com o mundo e a Igreja.

O CAB é #oteucentro!

ASSISTENTE ESPIRITUAL

P. ANTÓNIO VALÉRIO SJ
Natural de Idanha a Nova, entrou na companhia de Jesus em 1997 e foi ordenado sacerdote em 2009. Foi diretor do Centro Académico de Braga entre 2010 e 2014. Desde esse ano é diretor da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal. É ainda responsável pelas Editoriais, publicações periódicas e iniciativas digitais do Secretariado Nacional do Apostolado da Oração.

DIRECTORA

RITA FERNANDES CRUZ
Nascida em Braga em 1987, é formada em Psicologia. Casada, foi animadora do CAB entre 2012 e 2013. Pertence à CVX Braga.

Desempenha o cargo de diretora do CAB desde 2015.

GRUPO DE ANIMADORES

História

1885

Ano de fundação do CAB, Rua S. Barnabé nº40, actual Apostolado de Oração.

até 1979

CAB define-se como uma “instituição religiosa, recreativa e cultural que se destina a amparar moralmente num ambiente cristão, os alunos do curso secundário, liceal e técnico da cidade de Braga”.

1979

Deixa de ter como público-alvo os alunos do liceu para ser destinado à população universitária; orientado por uma equipa de universitários, os CABecilhas, em conjunto com padres jesuítas.

1990

(14 de Novembro)

Oficialização do CAB – foi aceite o pedido de inscrição no Registo Nacional de Associações Juvenis de Âmbito Local.

1999

(6 de Novembro)

Mudança de instalações para as actuais, na Praça da Faculdade.

2015

O CAB passa a ser dirigido pela primeira diretora leiga de um centro universitário. Deixa de ser predominantemente dirigido à população universitária para ser uma casa para universitários, jovens profissionais e jovens famílias. O CAB passa a ser reconhecido como Instituição de Utilidade Pública.

2018

 O CAB passa a ser dirigido pela equipa de Braga da Rede Mundial de Oração do Papa, passando as suas atividades a ter como linha orientadora a intenção de oração mensal do Papa.