HISTÓRIA

Excertos do texto de ARLETE ESCUDEIRO em,
Ao Encontro da Palavra. Através da Arquitetura na Liturgia: Reabilitação da Igreja de Na Sra. do Amparo.

“A Igreja de Nossa Senhora do Amparo, em Portimão, nasce com a chegada de um padre jesuíta, Arsénio Castro da Silva, em Setembro de 1975. Padre esse que veio a pedido do Sr. Bispo do Algarve – D. Florentino de Andrade e Silva, que desejava a presença de uma Comunidade de Jesuítas em Portimão, cidade que estava a crescer e onde a Companhia de Jesus tinha tido um Colégio, de 1660 a 1759, data em que a Companhia foi expulsa de Portugal pelo Marquês de Pombal.

Começou assim, por ser uma comunidade formada por um pequeno grupo de pessoas que em 1976, ocupava uma antiga fábrica de conservas de peixe, a título de empréstimo, onde se desenvolviam as atividades religiosas. Dava pelo nome de Salão-Capela. Situava-se em frente à Casa dos Pescadores, na Rua D. Afonso Henriques.

Sendo inicialmente uma comunidade humilde com uma pastoral renovada na linha do Vaticano II, provocava naquela zona um número reduzido de seguidores, pois parecia-lhes um tanto “progressista”. Na ação pastoral aqui desenvolvida também participava a Comunidade religiosa das Doroteias.
Foi então cedido pela Câmara Municipal de Portimão um terreno na urbanização Quinta do Amparo, junto à Capela Nossa Senhora do Amparo, já ai existente há muitos anos.

Foi erigido canonicamente um vicariato paroquial na cidade de Portimão, na Diocese do Algarve a partir do Centro de culto do Salão-Capela, designado por Vicariato Paroquial de Nossa Senhora do Amparo.

Como paróquia, abrange um espaço geográfico urbano da cidade de Portimão do qual faz parte a Praia da Rocha e a Praia do Vau, tendo como limites: a Norte, a Av. Miguel Bombarda; a Poente a Av. do Vau; a Sul o Oceano Atlântico e a Nascente o Rio Arade. Em 1990, o Vicariato de Nossa Senhora do Amparo seria elevado a Paróquia.

Assim o Salão-Capela foi crescendo como comunidade e, ao mudar para um local mais central, relativamente a estes bairros, também foi crescendo o empenho e o orgulho de todos no novo templo a construir, tanto que este foi edificado com a contribuição de todos a nível económico e de voluntariado.

A sua construção iniciou-se em Março de 1984, em que a partir da sua cave formou-se um amplo espaço que se destinou ao serviço religioso, a chamada Cripta. Nesta altura o Vicariato de Nossa Senhora do Amparo deixou então de funcionar no Salão-Capela.

Ainda levou alguns anos a sua construção, pois precisava da colaboração de todos na sua edificação, jovens e adultos. Juntos e com grande esforço ao fazerem crescer o edifício da Igreja também o fizeram relativamente à Igreja e a sua Comunidade, na grande simplicidade que sempre pautou nela.
A Igreja de Nossa Senhora do Amparo foi finalmente inaugurada em 1990.

A Igreja de Nossa Senhora do Amparo teve, e tem, uma forte relação com os bairros operários edificados nesta zona de Portimão. A comunidade do Salão Capela inicia-se no período dos anos de 1970 com pessoas que viviam nos bairros operários, num espaço que era uma fábrica, com um padre que, quando chegou a Portimão, foi trabalhar no cais da lota, transportando caixas de peixe. Esta experiência proporcionou um inter-relacionamento entre as pessoas desta nova comunidade e um padre que procurava mostrar a Igreja de Cristo ao lado dos pobres. Apesar de contar com instalações precárias, o Padre Arsénio Castro da Silva, não deixou de trabalhar para desenvolver várias vertentes como a pastoral juvenil com destaque para o grupo de jovens e a publicação da sua revista – “O grito Jovem”, e o Núcleo da Cáritas no apoio incondicional aos mais carenciados a vários níveis. No seu caminhar ao encontro do outro, o pároco desta comunidade, desenvolveu um projeto radiofónico inter-paroquial numa dimensão evangelizadora na Igreja local.

Ainda com a participação de toda a comunidade, em 2004, inauguraram-se as instalações do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora do Amparo, num terreno próximo da Igreja anteriormente referida, edifício com várias valências, especialmente o Refeitório Social destinado a dar resposta a tantos casos de fome existente na cidade e o Centro de Dia para a terceira idade com a finalidade de combater a solidão.”

A paróquia hoje

Ao fim de 40 anos de presença no Algarve, foi juridicamente constituída a comunidade de Nossa Senhora da Estrada em Setembro de 2016, que veio reforçar a presença da Companhia de Jesus em Portimão.

São neste momento párocos in solidum da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, o P. Domingos Monteiro da Costa, sj (moderador), o P. Nuno Tovar de Lemos, sj (superior da comunidade de Nossa Senhora da Estrada), o P. Frederico Cardoso Lemos, sj e o P. Francisco Ferreira de Campos, sj.