Catequese

Porquê inscrever os nossos filhos na Catequese? Será importante para eles?
Inscrever as crianças na Catequese é permitir-lhes encontrar Jesus. Descobrirem que Deus ama cada um de nós. É dar-lhes a conhecer a riqueza da tradição cristã. É também oferecer-lhes a oportunidade de refletirem sobre questões que começam a colocar sobre eles mesmos, o mundo e Deus. Com outros cristãos: crianças, adultos, catequistas, padres…

O que fazem na Catequese?
Na Catequese são utilizados os mais variados meios para dar a conhecer Jesus às crianças. Num dia estudam um texto da Bíblia e ilustram-no. Noutro dia vêm uma montagem audiovisual, fazem um jogo ou representam um episódio da Bíblia, conhecem testemunhos de outros cristãos, escutam a vida de um santo. Ou ainda participam numa celebração e rezam juntos.
Os catequistas acompanha-os nas suas descobertas, escuta-os, lança os debates, responde às suas questões e convida-os a rezar. Ao longo dos anos de catequese, as crianças preparam-se para receber os sacramentos, em especial a Eucaristia, a Reconciliação e também o Baptismo.

Podemos estar a condicioná-los ao impor o catecismo?
Para que uma criança possa escolher se deseja ser cristã, é preciso dar-lhe essa possibilidade. À partida, os pais escolhem para ela o que pensam ser o melhor, como em tantos outros domínios da vida. Não é entravar a sua liberdade falar-lhe de Jesus e dos imensos testemunhos de Deus que constituem a Igreja.
É dar-lhe os meios para escolher verdadeiramente com conhecimento de causa. É uma ocasião de crescimento.

Não poderão descobrir Jesus sem a Igreja?
Descobrir Jesus sem Igreja é um pouco como se privássemos uma criança de uma família. Não somos cristãos sozinhos. Sem Igreja, o Evangelho nunca teria chegado até nós. Jesus quis que os cristãos formassem uma comunidade, que eles cresçam, escutem a Palavra de Deus, rezem e recebam os sacramentos no seio desta comunidade.
Então, como recusar a Igreja para descobrir Jesus? E que pena privar-se de descobrir Cristo e a Igreja.

A catequese irá “prepará-las para a Vida”?
Estar preparado para a vida, o que quer dizer? É atacar para se defender? Considerar os outros como uma ameaça? Ou sobretudo ter confiança em si e assumir riscos?
Na catequese, as crianças descobrem um Deus que tem como única “arma” o amor. Eles aprendem que Ele venceu a morte e que está ao seu lado para lutar contra o mal e as injustiças. A catequese não faz pessoas frágeis! A descoberta de Deus prepara profundamente para a vida!

Mas eles têm já tantas atividades!
Catequese, ginástica, dança ou piano?
É verdade, as crianças estão sobrecarregadas, mas a catequese não é uma atividade como as outras: é um lugar especial onde podem ser eles mesmos e unir tudo aquilo que vivem. Colocam questões que não têm possibilidade de colocar noutro lado e refletem com outros sobre o que se passa no seu coração, com a ajuda de um adulto. É um lugar único de encontro onde se geram belas amizades.
Sim, decididamente, a catequese é uma atividade a não perder!

E isso vai ocupar-nos muito tempo?
Calma. Ninguém vai forçar-vos a nada ao inscrever as crianças. A catequese é assegurada gratuitamente por cristãos que aceitaram formar-se e cuidar de um grupo. Claro que é importante para as crianças acompanhá-las, interessarem-se por aquilo que fazem e descobrem. Os catequistas poderão convidar a alguma participação especial ou a alguma reunião, mas só participarão se quiserem e puderem.

Nós não vamos à missa e temos receio de “não estar à altura”!
Ninguém está verdadeiramente “à altura” para falar de Deus!
A catequese é uma ocasião extraordinária para dialogar com as crianças sobre questões tão importantes como Deus, a vida, o amor, a morte. Não é grave não saber responder a todas as questões. É sempre possível prolongar essa cumplicidade: ir à missa juntos poderá adquirir um sentido novo para vós.

É possível ir à catequese sem ser baptizado?
Claro que sim. Hoje em dia é até uma situação frequente. Ao longo da catequese, se as crianças desejarem, poderão pedir o Baptismo. De acordo com os seus pais, e em ligação com os catequistas e o pároco, terão uma preparação em algumas etapas. Depois, ao fim de algum tempo receberão o Baptismo.

 

Texto retirado do site da Paróquia de S. João de Brito (em Lisboa)