labPresencial
De 4 a 12 de setembro nos espaços da paróquia do Parque das Nações, em Lisboa.
modalidades
Os participantes poderão escolher entre as seguintes diferentes modalidades, consoante o tipo de músicos que são, e o seu grau de formação, para que a experiência do labOratório possa ir ao encontro dos seus interesses.
labCria
avançado
Para pessoas que já estudaram análise musical e composição.
iniciado
Para pessoas sem formação musical mas que gostariam de aprender a criar música para a liturgia.
labCanta
ensemble
Para pessoas com boa formação musical, com leitura razoável e com hábitos de canto.
iniciado
Para pessoas que querem aprender técnicas básicas de canto.
labEdita
Para pessoas com alguma formação e/ou interesse em gravação de som.
labToca
orquestra
Para instrumentistas (de vários instrumentos) com formação musical e com conhecimento suficiente do seu instrumento.
guitarra
Para guitarrista menos experientes e sem formaçao musical.
labMaestro
avançado
Para pessoas com alguma experiência em direcção coral.
iniciado
Para pessoas que ldieram coros mas sem formação musical.
labLetras
Para pessoas interessadas por poesia e que compreendem a importância dos textos na liturgia.
labEstilos
No labOratório defendemos que a liturgia não impõe um estilo musical específico, antes dá critérios para que os diferentes estilos possam ser bem usados, respeitando o sentido dos gestos e palavras das celebrações.
Este ano adicionámos um conjunto de ateliês que exploram, de forma prática, a intercepção entre estilos musicais e liturgia.
canto gregoriano
uma introdução prática ao património riquíssimo do canto gregoriano
musica tradicional portuguesa
conhecer as características fundamentais da música tradicional portuguesa e aprender o repertório do novo cancioneiro escrito neste estilo
indie-pop
conhecer alguns aspectos constitutivos da música indie e pop e aprender o repertório do novo cancioneiro escrito neste estilo
jazz-gospel
conhecer algumas das características principais destes estilos próximos, o jazz e o gospel, e ensaiar o repertório novo que lhe corresponde