Atividades

Ao longo do ano, os núcleos de voluntários de cada Centro Universitário reúnem-se, quinzenalmente, sendo que estas são, alternadamente, reuniões que se destinam à formação de animadores e à organização de atividades que visam a angariação de fundos e a divulgação da realidade de Rabo de Peixe.

As reuniões de formação são um percurso de preparação dos voluntários, no qual estes têm a oportunidade de construir conhecimentos sobre a história, a espiritualidade e a filosofia de ação do Projeto; de aprofundar o conhecimento de si mesmo e dos outros voluntários; de desenvolver o conhecimento de Deus e da Igreja que nos chamam e enviam em missão; de ampliar o conhecimento da realidade de Rabo de Peixe, compreender a sua complexidade e procurar responder aos desafios que ela nos coloca.

A par da formação pessoal dos animadores, nos vários núcleos é organizado um variado leque de atividades de angariação de fundos e divulgação desta vila, tais como, arraiais, concertos solidários, quizzes, sessões de cinema, peditórios nas eucaristias, caminhadas solidárias, entre outras.

Para além disto, há dois encontros nacionais de animadores, ao longo do ano, que começam à sexta-feira à noite e terminam ao domingo à tarde. Estes têm como objetivo o desenvolvimento do conhecimento entre os animadores, a construção do espírito de grupo e trabalho em equipa, a formação dos voluntários e a preparação e planificação da colónia de férias.

Assim, após todas estas atividades, propomo-nos, todos os verões, a realizar uma colónia de férias para as crianças de Rabo de Peixe, formando animadores ao longo de todo o ano para esse fim.