1º Fim de semana de formação

No passado fim-de-semana de 22 a 24 de março, realizou-se o primeiro fim-de-semana de formação juntamente com a Assembleia Constituinte de Associação em Coimbra.

Nos dias 23 e 24 de março realizou-se no CAIC, em Coimbra o primeiro fim de semana de formação nacional do projeto Rabo de Peixe Sabe Sonhar. Durante estes dias foram várias as cativantes atividades realizadas, desde palestras a jogos e orações, com o objetivo de desenvolver e complementar a nossa formação enquanto voluntários e que nos fizeram aproximar uns dos outros, de forma a dar a conhecer um bocadinho de cada animador presente. Assim se foi criando um espírito de comunidade, que nos fez sentir um pouco mais perto da nossa missão.

De todas as atividades em que participamos inúmero como as que mais gostei a palestra sobre a gestão de emoções, em que se abordaram os sentimentos de uma perspetiva curiosa, em que existiu a possibilidade de refletir a forma como influenciamos e como nos ligamos uns aos outros através das nossas emoções; o jogo do lençol foi um momento bastante divertido que fomentou o espírito de equipa; a oração de compromisso foi o momento crucial destes dois dias, que me transmitiu serenidade e liberdade para refletir sobre o significado que Rabo de Peixe tem para mim, e posteriormente me permitiu envolver ainda mais nesta aventura.

Para mim o fim de semana revelou-se como uma importante partilha de emoções, expectativas e histórias em que me senti mais próxima da colónia e do verdadeiro espírito de entrega e compromisso. Os vários momentos de reflexão que existiram foram importantes para o meu percurso neste projeto e para o desenvolvimento do autoconhecimento, levando-me a colocar algumas questões cruciais ao sentido desta missão. Foram esclarecidas algumas dúvidas e medos, fazendo notar que há lugar para cada um de nós em Rabo de Peixe.

 

Nuna Afonso – Núcleo de Braga