Dia 4: Almoço (13h00)

O valor do dia de ontem, 7 de agosto, da Colónia de Férias foi "Respeitar".

No fim da manhã, terminado o tempo de escalão, temos às 13h00 o almoço com todas as 96 crianças no refeitório que fica no primeiro andar.
A equipa da cozinha, responsável por todas as refeições, é formada por três pessoas da Ilha de São Miguel que já colaboram connosco, neste Projeto, há aproximadamente dez anos. Além disso, os bens alimentares são resultado da generosidade incansável de patrocínios locais.
Já no refeitório, as crianças sentam-se em mesas de dez lugares e dando as mãos, abençoam a refeição com o Pai-nosso.
Depois o almoço é servido pela Direção da Colónia (Ana, Filipe e P. Nuno), pela equipa da Logística (Carolina, João e Sandro) e pelos coordenadores de escalão (Maria, Arnaldo, Teresinha, Marta, Kika e Sandro).
Manter e ensinar as crianças a estarem à mesa, o não desperdício de comida, assegurar a limpeza e manter a ordem no refeitório não é uma tarefa linear e adquirida, mas é por aqui, nas coisas simples e elementares, que se constrói o Reino de Deus e se formam futuros homens e mulheres. Para além disto, este tempo do almoço torna-se para os próprios animadores uma escola de paciência: saber aliar a firmeza com o carinho, o incentivo com a repreensão (se esta vier a ser necessária).