Acolher Ucrânia

Apresentação do projeto

A guerra na Ucrânia está a gerar uma crise de refugiados sem precedentes. Milhares de famílias em fuga, na maioria mulheres, crianças e idosos, procuram nos países da Europa segurança e abrigo, sem imaginar quando e como regressarão a casa.

Portugal tem sido destino para muitos. São dezenas de milhares os ucranianos que já cá estão, acolhidos em casas de familiares e amigos, instituições do Estado e da sociedade civil, ou em famílias que os receberam em suas casas.

O que queremos fazer mais?

Vamos agora abrir as nossas casas para acolher estas famílias. Para isso, serão disponibilizadas uma casa em Esposende e outra na Charneca da Caparica, com capacidade para acolher cerca de 60 pessoas. Estas casas sofreram melhoramentos e adaptações de modo a acolher famílias por algum tempo. A sua gestão e o acompanhamento social destas famílias será feito pela comunidade inaciana, em articulação com as entidades oficiais locais.

O que estamos a fazer?

A Província Portuguesa da Companhia de Jesus acompanha com consternação o sofrimento destas famílias. Fá-lo através da oração e também do trabalho das suas obras e organizações no terreno, como colégios, paróquias, centros universitários, em especial, as que intervêm junto de pessoas migrantes, como o JRS – Serviço Jesuíta aos Refugiados e o Centro Comunitário São Cirilo.

Desde o primeiro momento que as nossas obras têm estado envolvidas em iniciativas de apoio à comunidade ucraniana, direta ou indiretamente. Resgatando pessoas nos países limítrofes, acolhendo-as em Portugal, angariando bens de primeira necessidade, abrindo os seus espaços para integrar estas famílias, integrando redes informais que procuram diariamente soluções para as necessidades de quem buscou abrigo em Portugal.

Lista de necessidades

  • Casa de Esposende
    • alimentos
  • Casa da Charneca
    • mobiliário para 8 quartos
    • equipamento de uma cozinha
    • remodelação de 3 casas de banho
    • arranjos exteriores no jardim

Como pode ajudar?

Para concretizar esta missão precisamos da sua ajuda.
Faça um donativo pontual ou regular (caixa de donativos ou IBAN: PT50.0033.0000.45371832451.05)
Além dos melhoramentos nas casas, será preciso assegurar a sua manutenção, bem como outros apoios que estas famílias venham a necessitar.
Se tem ajuda para disponibilizar, – bens materiais, serviços, voluntariado – contacte ucrania@jesuitas.pt.
Consulte a nossa lista de necessidades e veja se pode apoiar-nos com alguma delas.
Se já colabora nalguma das nossas obras, aqui fica o nosso obrigado e incentivo para que continue a colaborar! Todo o trabalho nesta área conflui para a mesma missão de apoiar as famílias ucranianas acolhidas em Portugal.

NOTÍCIA

Campanha MMH leva material hospitalar até à Ucrânia

Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, em Portimão, organizou campanha de recolha de material hospitalar que já seguiu para a Ucrânia.

NOTÍCIA

Casa de Esposende já acolheu 37 pessoas

Primeiras famílias chegaram à casa de Esposende há poucos dias. Estão agora a descansar e recuperar forças depois de vários dias de viagem e várias semanas de guerra. A gestão da casa e acompanhamento das famílias está a ser feito pelo Centro São Cirilo, em articulação com a comunidade inaciana da zona norte.

NOTÍCIA

Associação de Coimbra acompanha seis famílias

ASSIM, ligada ao Centro Universitário Manuel da Nóbrega, está, desde o primeiro momento, a acompanhar pessoas ucranianas que procuraram refúgio em Portugal.

Mais informações

MORADA
Estrada da Torre, 26
1750-296 Lisboa

EMAIL
ucrania@jesuitas.pt

TELEFONE
217 541 620