A Comunidade Simbiose

“…O maior e o mais importante de todos é o testemunho cristão de amor e amizade pessoal àqueles a quem procuramos servir e ajudar e àqueles com quem vivemos e trabalhamos.” (Ponto 68, VEM*) Inicio o meu testemunho com esta frase, que tanto me faz sentido, porque hoje venho falar-vos da minha comunidade! Esta comunidade … Continued

“…O maior e o mais importante de todos é o testemunho cristão de amor e amizade pessoal àqueles a quem procuramos servir e ajudar e àqueles com quem vivemos e trabalhamos.”
(Ponto 68, VEM*)

Inicio o meu testemunho com esta frase, que tanto me faz sentido, porque hoje venho falar-vos da minha comunidade!

Esta comunidade de voluntários, que me acompanha desde há 10 meses, tem sido uma das minhas forças aqui em missão. Sem ela, posso dizer, que tudo seria mais vazio, mais árduo. Somos todos muito diferentes, é certo, mas de certa forma sinto que nos complementamos, isto porque, acima de tudo, tentamos todos ter Jesus como centro da nossa vida.

Quando partimos, predispomos-nos a viver em comunidade, que tanto caracteriza o modo de viver dos Leigos para o Desenvolvimento. Agora que estamos a viver esta experiência, parece ao mesmo tempo tão natural e às vezes mais difícil do que aquilo que fomos aprendendo na formação que antecedeu à nossa vinda em missão…E a VEM, que é o nosso livro orientador de “Vida em Missão”, pauta cada dia que aqui partilhamos.

De forma leve-leve, fomo-nos conhecendo e revelando o que de melhor temos e também o nosso “lado lunar”, fomos construindo as nossas rotinas, e já sabemos o que cada um gosta mais ou menos. É mesmo uma aprendizagem, que na nossa família se calhar não nos lembramos de a fazer, mas que aqui é sentida a cada dia, como uma descoberta, uma construção que tem de ser diária. E é precisamente no dia-a-dia que surgem as alegrias e as dificuldades, e é nas nossas limitações que mais percebemos que somos ajuda uns para os outros, e que nos tornamos mais fortes quando estamos unidos. Decidimos, pois, ser uma comunidade simbiose, esse é o nosso lema! E o que é que isto significa? Significa que, a Carminho, a Beatriz, o Paulo, a Sofia, e a Susana, tendo papéis únicos na comunidade, e dando contributos diferentes, são muito mais fortes quando trabalham em conjunto, quando percebem a sua pequenez, e juntamente com Deus, caminham como corpo LD. Esta interdependência, que nos caracteriza, é fruto do diálogo e da amizade que temos vindo a construir.

Agradeço muito por esta comunidade!

Susana Val
S. Tomé e Príncipe, 2018-2019

* Sigla para Vida em Missão, livro orientador da vida do voluntário LD em missão.