Arraial “Santos no Bairro” na Caparica-Pragal

Foi um espaço para ouvir boa música, dançar, houve um convívio intergeracional e intercultural, onde reinou a boa disposição e alegria. Segundo várias pessoas, que participaram neste arraial, era algo que o território precisava há algum tem

No passado dia 28 de Junho, foi dia de “Santos no Bairro”, um arraial organizado pelo Centro Social e Paroquial Cristo Rei em parceria com os Leigos para o Desenvolvimento e a Associação Juvenil Padre Amadeu Pinto.

Após alguns meses de organização e reuniões em conjunto, chegou o dia de festa, que contou com a animada presença de cerca de 200 pessoas.

No Passeio de Alcaniça, no Bairro Branco, houve atuações de músicos locais, de dança afrohouse com o Grupo Power of Gueto e de música tradicional portuguesa, com o Rancho Folclórico e Teatral da Morgadinha, bem como demonstrações de ginástica artística. Foi ainda apresentado o resultado final, a composição de uma música, do workshop de produção musical, atividade feita com os jovens.

Os presentes neste Arraial puderam também apreciar comidas típicas portuguesas e africanas. Alguns dos comerciantes locais do Bairro da Caparica-Pragal marcaram presença vendendo alguns dos seus produtos: cachupa, pastéis, salgados, bolas de berlim, bifanas e bebidas.

Este Arraial permitiu ouvir e dançar boa música, sendo também, um convívio intergeracional e intercultural, onde reinou a boa disposição e alegria. Segundo vários participantes no Arraial, era algo que o território precisava há algum tempo, sugerindo que houvessem mais iniciativas destas.

Este Arraial também foi possível, graças aos comerciantes que participaram nas barraquinhas, às empresas que doaram bens, a todos os que atuaram com total disposição, à Câmara Municipal de Almada e à União de Freguesias de Caparica e Trafaria. Por último, e não menos importante, à comunidade local por ter aderido tão bem, porque sem eles, não faria sentido promover esta festa comunitária e a mesma não teria sido um sucesso.

Esta atividade decorreu no âmbito da missão dos Leigos para o Desenvolvimento na Caparica-Pragal, um projetocofinanciado pelo FAMI – Fundo para o Asilo, a Migrações, a Integração, gerido pelo Alto Comissariado para as Migrações – ACM, I.P.