Iniciado em 2017 por uma equipa de leigos e de jesuítas, o labOratório é uma semana de formação e criação de nova música para a liturgia. Durante 8 dias, cantores, instrumentistas, directores de coro e compositores juntam-se para uma experiência comunitária centrada na oração, na formação e na criação de nova música para a liturgia.
O que fazemos no labOratório
O programa de formação do labOratório tem várias áreas diferentes: (a) introdução à liturgia e à música litúrgica; (b) formação musical; (c) técnicas de harmonização e de composição; (d) técnicas de canto e de direcção coral; (e) poesia e liturgia; (f) música e espiritualidade. A abordagem é fundamentalmente prática – ou não seria um labOratório.
Os participantes podem escolher uma modalidade de participação: (a) labCanta; (b) labToca; (c) labCria; (d) labMaestro.
Para além dos tempos de oração e de formação, o programa do labOratório inclui ainda vários concertos com artistas de estilos musicais diferentes. A semana culmina com um concerto espiritual, onde apresentamos uma selecção das músicas do novo repertório.
Boa parte do programa do labOratório dirige-se em exclusivo aos participantes inscritos. Contudo, as orações (laudes, hora intermédia e missa), os grandes ateliês sobre música e espiritualidade, e os concertos são de entrada livre: todos podem participar, gratuitamente.
O que pensamos sobre a música litúrgica
O labOratório valoriza a diversidade de estilos musicais. Do gregoriano ao rock, do pop à música erudita, é possível utilizar vários estilos musicais na liturgia, na medida em que a música se adapte ao espírito da celebração: tempo litúrgico, textos, momento da celebração, comunidade. Por isso, convidámos cerca de 30 compositores, de idades e estilos musicais muito diversos, para compor música para um pequeno cancioneiro: o Livro Cinzento.
Como aceder às novas músicas
Os conteúdos do labOratório estão acessíveis de duas formas, em papel e online. O Livro Cinzento reúne as 90 partituras (juntando as músicas das edições de 2017 e 2019), juntamente com resumos de vários ateliês. Existem também gravações áudio de vários ateliês e de concertos, disponíveis gratuitamente neste site.
labOratório e missão da Igreja
O labOratório inscreve-se num conjunto crescente de projectos ligados à formação litúrgica que têm lugar no nosso país. Há publicações regulares de nova música litúrgica, e tanto os Cursos de Música Sacra quanto os Encontros Nacionais de Pastoral Litúrgica têm sido lugares incontornáveis de formação e divulgação, em Portugal. O labOratório associa-se a esse trabalho de formação e de sensibilização para a música litúrgica.
Quem pode participar
O labOratório dirige-se a pessoas que gostem de música, em geral, tendo depois alguns ateliês específicos segundo o grau de formação musical dos participantes. Quem não tem formação musical pode dar aqui uns primeiros passos; quem já tem formação musical pode explorar outras dimensões da música. Se gostam de música, podem participar!
Edições anteriores
A primeira edição do labOratório aconteceu em 2017, no colégio das Caldinhas (S. Tirso), reunindo um total de 25 pessoas. A segunda edição aconteceu em 2019, nos espaços do convento dos Dominicanos no Alto dos Moinhos (Lisboa), e juntou 70 pessoas.
NA IMPRENSA
Reportagens e artigos sobre a última edição do labOratório
LabOratório no 70×7
25min – RTP
Igreja: Projeto desafia participantes a criar música litúrgica bela e acessível a todos
Agência ecclesia – c/ vídeos
Um “LabOratório” de música e oração
Rádio Renascença
Nos bastidores do labOratório 2017