Ir. José Oliveira

07.04.1934 – 06.01.2021

Biografia

José Pereira de Oliveira nasceu no Lugar de Lagoa do Furadouro – Henriques, freguesia de Ourém, concelho de Vila Nova de Ourém, distrito de Santarém, no dia 7 de abril de 1934. Entrou na Companhia de Jesus no dia 7 de dezembro de 1954. Fez os Últimos Votos no dia 15 de agosto de 1966, em Lisboa, na Capela da Residência da Lapa. Foi sapateiro, padeiro e sobretudo porteiro na Cúria Provincial, em Lisboa, desde 1963 até ao encerramento da Residência da Lapa.

Em 2004 foi destinado à Comunidade do Centro Inaciano do Lumiar, continuando a fazer o serviço de portaria da Casa Xavier.

Faleceu a 6 de janeiro de 2021 de forma súbita enquanto dava um passeio.

Testemunho

O Irmão José Pereira de Oliveira nasceu a 7 de abril de 1934, e morreu no dia 6 de janeiro de 2021, com 85 anos de idade e 65 de vida religiosa.

Nas comunidades onde viveu, entre outros ofícios, foi porteiro, sacristão, serralheiro e carpinteiro, sapateiro e padeiro. Como se costuma dizer, foi um homem “dos sete ofícios”. Desempenhou estas missões com muita dedicação, paciência, disponibilidade, discrição. Acudia e dava a mão a tudo o que fosse necessário na vida da comunidade.

Os traços da sua vida que mais me marcaram foram, em primeiro lugar, a sua simplicidade e piedade. Encontrava-o, frequentemente, na capela a rezar. Era muito aberto e atento na sua oração, rezando pelos outros, pela família, pela Igreja. Para exemplificar isto, ele tinha sobre a sua mesinha de cabeceira a seguinte lista de intenções, para cada dia da semana:

  • domingos: pelas necessidades da Companhia de Jesus e pela Santa Igreja;
  • segundas: por alma dos meus pais e familiares;
  • terças: pelos defuntos da Companhia de Jesus;
  • quarta: pelos nossos benfeitores;
  • quinta: pelas intenções do Padre Geral;
  • sextas: ao Coração de Jesus;
  • sábados: ao coração de Maria.

Em segundo lugar, o que mais me marcou foi a sua capacidade de concentração e o seu interesse pela leitura. Lia muitos e bons livros, que o ajudavam a passar as longas horas na portaria. Algumas vezes viu-o com livros muito interessantes nas mãos.

Como seu companheiro jesuíta, aprendi, com o seu exemplo, a dar ainda mais atenção às coisas pequenas, aos pormenores do dia a dia. O testemunho do Ir. José Oliveira inspira-me a ser mais perseverante, nas várias dimensões da vida e a ter uma oração mais universal, ainda mais inclusiva, uma oração que abraça os outros, rezando pelas diversas intenções da Companhia de Jesus, da Igreja, do mundo, etc.

Obrigado. Ir. Oliveira pelo seu testemunho de entrega e dedicação!

P. Hermínio Vitorino