Quem é o meu próximo neste Advento?

O meu próximo é todo aquele por quem me encho de compaixão ou por quem me devia encher de compaixão, embora muitas vezes falhe. O nosso próximo é também aquele que se enche de compaixão por mim e me cuida!

Quem é o meu próximo neste Advento? O meu próximo é todo aquele por quem me encho de compaixão ou por quem me devia encher de compaixão, embora muitas vezes falhe. O nosso próximo é também aquele que se enche de compaixão por mim e me cuida. Por vezes é difícil vermos quem é o nosso próximo. Tanto animados como animadores, andamos muitas vezes distraídos e atarefados com as nossas coisas. Para vermos o nosso próximo temos de ir educando o nosso olhar, estando atento aos que nos rodeiam.

E o Advento? O tempo de Advento é um tempo para nos recordarmos do povo Judeu, que durante muito tempo esteve à espera de Jesus. A ideia não o é relembrar só porque sim; recordamos a Sua vinda, mas também trabalhamos para prepararmos os nossos corações o melhor que conseguirmos para que Jesus possa nascer mais na nossa vida. Este tempo de Advento pode ser um bom tempo para fazermos propósitos, rezar mais, nos confessarmos e fazer tudo o que nos leva a estar mais bem preparados para o grande nascimento.

Assim, este Advento é o tempo ideal para educar o olhar a fim de conseguir perceber quem é o nosso próximo. É também tempo de rezar, aprendendo com Jesus a enchermo-nos de compaixão perante os outros.

 

Manuel Tovar