O que sonha um Gambozino?

O que sonha um Gambozino? Em primeiro lugar, confesso que nunca tinha parado para pensar nisto… Nós, gambozinos, com o que é que sonhamos? Quais são os nossos maiores desejos enquanto participantes e membros desta tão grande família? Refletindo um pouco, descobri que ser Gambozino era, na sua essência, acolher todas as diferenças, perceber que … Continued

O que sonha um Gambozino?

Em primeiro lugar, confesso que nunca tinha parado para pensar nisto… Nós, gambozinos, com o que é que sonhamos? Quais são os nossos maiores desejos enquanto participantes e membros desta tão grande família?

Refletindo um pouco, descobri que ser Gambozino era, na sua essência, acolher todas as diferenças, perceber que todas as realidades se podem cruzar e que o sítio de onde vimos, as nossas diferenças ou a nossa cor da pele não são mais do que desafios que Jesus nos lança para irmos à procura da relação com o outro. Deste modo, um Gambozino pretende que aqueles dez dias no verão e os mini-campos se

prolonguem para o nosso quotidiano. Sonham com uma sociedade na qual, tal como acontece nos GBZ, as diferenças desapareçam e onde a amizade, independentemente de todos os outros “obstáculos” possa ser o maior valor a partilhar .

 

No fundo, para um Gambozino, penso que uma “vida perfeita” seria uma vida semelhante a um campo de férias. Fugir do supérfluo e entregarmo-nos a 110% ao outro, colocando-o em primeiro lugar. É claro que, com todos os contratempos e confusões do dia-a-dia, esta ideia de perfeição muitas vezes passa ao lado, mas, como Gambozinos, é possível sonhar. Sonhar com uma vida entregue aos outros, à relação e àqueles que mais precisam. Sonhar ser como Jesus.

 

António Serrano

15 anos, Lisboa