RAIO

No passado fim de semana, os animadores dos Gambozinos reuniram-se em Cem Soldos, Tomar, para a actividade do RAIO, reunião de animadores interessados em ordenar-se.

No passado fim de semana, os animadores dos Gambozinos reuniram-se em Cem Soldos, Tomar, para a actividade do RAIO, reunião de animadores interessados em ordenar-se.

A actividade começou na sexta-feira, dia 23, com um convívio acompanhado de um agradável lanchinho onde os animadores tiveram a oportunidade de se voltar a ver e até de se conhecerem, visto que para alguns dos animadores esta era a sua primeira actividade dos Gambozinos. No final da noite, foram-nos apresentados os objectivos do RAIO deste ano: sentir-me cuidado, tomar consciência das amizades no Senhor e viver a consolação de ser animador de Gambozinos; seguindo-se uma oração da noite.

No sábado, começamos o dia com o BDS, em que o tema foi: “amigos no Senhor”. Com base na inspiradora história de São Pedro Claver e Santo Afonso Rodrigues, reflectimos sobre que tipo de amizades nos aproximam e nos despertam o desejo de servir. Tivemos tempo para conversar e conhecer-nos melhor, um óptimo quebra gelo!!

Após este tempo, tivemos um jogo com todos os animadores no qual tinhamos de realizar pequenos desafios. Ao longo da tarde, tivemos a sorna seguida de um tempo de reflexão em que pudemos discutir melhor em que consistem os quatro pilares dos Gambozinos: natureza, serviço, Deus e amizade. A seguir à missa e um ótimo jantar, dividimo-nos em grupos para elaborar sketchs para o grande serão. A noite acabou com um tempo de oração seguido de um animado convívio.

A manhã de domingo começou cedo, cheia de arrumações e um incrível BDS onde, na presença do Senhor, pudemos percebemos melhor o que realmente significa ser um animador de Gambozinos. A seguir, tivemos a oportunidade de ouvir o testemunho de três animadores mais experientes que partilharam connosco os desafios e alegrias que este movimento lhes pode proporcionar. O fim de semana finalizou com um tempo juntos onde pudemos cantar, dançar e até tentar executar movimentos de ginástica.

Como novata nos Gambozinos, o RAIO foi um fim de semana espectacular onde tive a oportunidade de perceber melhor a vivência gambozínica e de desenvolver novas amizades no Senhor; num ambiente totalmente divertido e acolhedor, cheio de risos e boas conversas.

Júlia Gomes da Silva