III Levanta-te e Anda: Alegrar-te e Exultar

O dia 6 de julho de 2019 ficará para sempre na nossa memória enquanto Comunidade CVX.

Foi um dia memorável e agradecemos a todos os que com o seu trabalho, empenho e dedicação nos ajudaram a concretizar o que planeamos e a todos os que com alegria e boa disposição estiveram presentes.

Os preparativos para este dia começaram logo no início do ano, quando a Equipa Regional e o nosso assistente Padre Mário Garcia sj. marcaram um encontro com o Bispo do Porto, D. Manuel Linda onde apresentaram o percurso da nossa Comunidade e formalmente o convidaram a presidir esta Eucaristia de final de ano.

O SIM definitivo ainda demorou alguns meses e foi com grande júbilo que finalmente recebemos a formalização da presença de D. Manuel Linda na nossa celebração, com a presença de toda a comunidade jesuíta que nos acompanha, em todos os momentos.

O dia começou cedo com a reunião de animadores, guias e guiadores, todos bem dispostos para ouvirem a Cristina Lima falar sobre um tema pouco habitual, mas deveras pertinente nas lides da Espiritualidade Inaciana – “Avaliação em CVX – Para Quê?”.

Da sua intervenção ficou claro que este exercício da avaliação, constitui importante alinhamento da Fé na Vida de cada um e de todos os dias, com o intuito de crescer em CVX. No final, todos fizeram a avaliação de mais um ano, abrindo o coração para falar das dificuldades e conquistas dos grupos que acompanham, relevando que o importante é seguir Jesus no dia a dia de forma despojada e apaixonada. Obrigada a todos por mais um ano de trabalho e dedicação!

Mas os preparativos para este Encontro, continuavam no jardim do CREU com as multas e as sobremesas para o concurso a chegarem, e as vozes começavam a ouvir-se na Igreja de Nossa Senhora de Fátima ao som das guitarras afinadas!
Chegara a hora de começar a Eucaristia e a igreja estava cheia, de pessoas da CVX e da Comunidade que frequenta a Igreja de Nossa Senhora de Fátima e a alegria sentia-se nos sorrisos e nos olhares de todos. Foi uma Eucaristia muito singela, mas cheia de significado, pela presença do nosso Bispo e pela apresentação dos novos grupos da CVX e dos nossos comprometidos, que leram o seu compromisso perante a nossa comunidade local. Foi uma Eucaristia em que não nos cansamos de agradecer tanto bem recebido e o trabalho de mais um ano em CVX.

“Este Sábado tivemos no Creu mais um momento de Consolação Inaciana, o Encontro Regional da CVX. O mesmo iniciou-se com uma Missa, presidida pelo nosso Bispo D Manuel Linda e na qual testemunhei o compromisso de  vários elementos da nossa Comunidade e conheci os grupos que este ano iniciaram o seu caminho. Obrigado a toda a Comunidade CVX e a Companhia de Jesus por mais este momento de Oração, Compromisso e Partilha que fortalece ainda mais a minha União com Deus.”

Francisco Ortigão de Oliveira, Grupo Nicodemos

 

Eucaristia%20presidida%20pelo%20Bispo%20do%20Porto%20D%20Manuel%20Linda
Eucaristia presidida pelo Bispo do Porto D Manuel Linda
Eucaristia%20com%20forte%20presen%C3%A7a%20dos%20jesuitas%20da%20nossa%20regi%C3%A3o.
Eucaristia com forte presença dos jesuitas da nossa região.

 

Terminada a Eucaristia, marcamos encontro no jardim do CREU, onde um saboroso caldo verde e umas bifanas deliciosas serviram de mote à conversa e à boa disposição, com a presença de pais e filhos, membros e familiares da nossa comunidade CVX. Foi altura de pôr a conversa em dia, reencontrar os que não se vêem todos os dias e viver com simplicidade o que tantas vezes falamos sobre o “Pilar Comunidade”. Afinal viver em comunidade alargada é sentirmos esta alegria de estarmos juntos ao serviço de Jesus, em todos os momentos da nossa vida.

Almo%C3%A7o%20nos%20jardins%20do%20CREU
Almoço nos jardins do CREU

 

“Antes do Encontro Regional perguntava-me como é que seríamos comunidade numa tarde. Só descobri vivendo-a. Viver a comunidade por algumas horas é estarmos disponíveis. Disponíveis para rezar, para festejar a entrada de novos membros, para nos ajudarmos sorrindo, mas, essencialmente para partilhar vidas com a confiança de que Deus está presente. Tudo isto se viveu nesta tarde e tudo isto procuramos viver em comunidade CVX. Obrigada a todos que tornaram este encontro num verdadeiro encontro CVX”.
Sara Lopes Madureira, Grupo Iniciação

Finalizamos o almoço, com o esperado concurso de sobremesas e deixem-me confessar que foi bastante difícil a decisão porque todos os grupos se esmeraram e superaram! Acabaram por receber o prémio os elementos do grupo CREUntes, pois todos os elementos participaram na elaboração da sobremesas! A todos obrigada, as sobremesas estavam um verdadeiro “manjar dos Deuses”.

E agora o que parecia mais difícil… as arrumações, acabaram por ser mais um momento de alegria e serviço comunitário e muitos ficaram para desmontar, arrumar, lavar a louça e limpar! Obrigada a todos!

As%20arruma%C3%A7%C3%B5es%20custaram%20menos%20com%20todos%20a%20ajudar!
As arrumações custaram menos com todos a ajudar!

 

Obrigada a toda a nossa comunidade e a toda a comunidade jesuíta que nos acompanha todos os dias!
Bem hajam!  Para o ano há mais !!!  Boas férias!

 

 

Como é habitual, aqui ficam os registos fotográficos desta Eucaristia tão especial!

A%20fam%C3%ADlia%20CVX%20encheu%20a%20Igreja%20de%20Nossa%20Senhora%20de%20F%C3%A1tima.
A família CVX encheu a Igreja de Nossa Senhora de Fátima.
Uma%20Eucaristia%20para%20todas%20as%20idades.
Uma Eucaristia para todas as idades.
O%20agradecimento%20da%20nossa%20Presidente%20Rita%20a%20toda%20a%20comunidade.
O agradecimento da nossa Presidente Rita a toda a comunidade.
Palavras%20de%20agradecimento%20%C3%A0%20Maria%20Freitas%20por%20estes%20anos%20de%20servi%C3%A7o%20%C3%A0%20Equipa%20Regional.
Palavras de agradecimento à Maria Freitas por estes anos de serviço à Equipa Regional.
Os%20Compromissos%20Tempor%C3%A1rios.
Os Compromissos Temporários.
Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20comunidade%20de%20dois%20novos%20grupos%20pelos%20seus%20guiadores.
Apresentação à comunidade de dois novos grupos pelos seus guiadores.

 

Por fim, os registos fotográficos do nosso almoço e do concurso de sobremesas!

O%20famoso%20caldo%20verde.
O famoso caldo verde.
O%20famoso%20caldo%20verde.
O famoso caldo verde.
As%20deliciosas%20bifanas%20alegraram%20as%20barrigas%20de%20todos.
As deliciosas bifanas alegraram as barrigas de todos.
O%20nosso%20j%C3%BAri%20do%20concurso%20de%20sobremesas.
O nosso júri do concurso de sobremesas.
O%20j%C3%BAri%20tinha%20uma%20tarefa%20dif%C3%ADcil...
O júri tinha uma tarefa difícil...
Mas%20depois%20de%20deliberarem...
Mas depois de deliberarem...
Foi%20nomeada%20sobremesa%20vencedora%3A%20Doces%20Pecados!
Foi nomeada sobremesa vencedora: Doces Pecados!
Parab%C3%A9ns%20CREUNTES!%20Ganharam%20uma%20caixa%20de%20mimos%20para%20as%20pr%C3%B3ximas%20reuni%C3%B5es!
Parabéns CREUNTES! Ganharam uma caixa de mimos para as próximas reuniões!