Quem somos

O Centro Universitário Manuel da Nóbrega, vulgarmente conhecido por CUMN, é um centro universitário católico da Companhia de Jesus (jesuítas) cujo público alvo principal são os universitários que neste momento, se encontram a estudar em Coimbra.

Localizado no centro da cidade, na Rua Almeida Garrett, o CUMN é dirigido por três sacerdotes jesuítas: o P. Nuno Branco sj (enquanto diretor) e P. Miguel Gonçalves Ferreira sj o P. Marco Cunha sj (enquanto colaboradores). Eles estão para acompanhar, ajudar, animar e quando precisares para conversares e/ou confissão.

A ajuda-los diretamente na organização e dinamização de atividades e no funcionamento da casa, encontramos atualmente o grupo de animadores. Onze estudantes universitários que te ajudam no que precisares: Pedro Mendes, Catarina Breda, João Diogo, Pedro Fernandes, Henrique Vieira, Maria João Ribeiro, Rita Figueiredo, Rute Duarte, António Castanheira, Filipa Carvalho, Alexandra Fonseca.

Portanto, se és estudante, no CUMN encontras uma casa que te oferece aquilo que nem sempre os estudos te oferecem: a procura de um sentido e de uma missão para a tua vida futura. Para isso encontras aqui por um lado um lugar onde podes estudar e trabalhar e por um outro um lugar um lugar de descoberta e crescimento na fé, seja através de um programa anual de atividades e serões, seja através de grupos de partilha, de oração e de formação cristã.

A secretaria do CUMN, confiada à Gorete, à Filipa, Sofia e João Pedro, está aberta de segunda a sexta-feira das 11.30 às 23h.00. Para além dessa hora e aos fins-de-semana, podes acompanhar o funcionamento desta casa aqui.

História

O CUMN foi fundado em Outubro de 1975, por três Jesuítas: P. António Vaz Pinto, P. Vasco Pinto de Magalhães e P. Alberto Brito. A ideia de fundar um Centro Universitário em Coimbra partiu dos então estudantes de Filosofia em Braga: António Vaz Pinto sj e Vasco Pinto de Magalhães sj. O P. Provincial, P. José Carvalhaes, deu a aprovação de princípio.

O projeto da Pastoral Universitária foi crescendo, entre cartas e encontros, enquanto os dois estudavam Teologia, o P. António em Frankfurt, o P. Vasco em Roma. Por essa altura, juntou-se à equipa o P. Alberto de Brito, já ordenado padre e nomeado Mestre de Noviços.

Em Outubro de 1975, o P. Alberto de Brito e P. António Vaz Pinto, que já terminara os seus estudos em Frankfurt, deram início ao CUMN, em Coimbra, no nº 101 da Couraça de Lisboa. O P. Vasco, ainda em Roma por mais 1 ano, havia de se juntar aos dois co-fundadores, em setembro de 1976, assim como o Ir. José Ribeiro e o P. José Craveiro da Silva.

Entretanto, a Comunidade de Coimbra compôs-se, com o P. Alberto de Brito como Superior da Comunidade e Mestre de Noviços, o P. António Vaz Pinto como Diretor do CUMN e Sócio do Mestre de Noviços, o P. Vasco Pinto de Magalhães como Vice-Diretor do CUMN, o Ir. José Ribeiro como Ministro e Ecónomo e o P. José Craveiro da Silva como Espiritual da Casa.

Desde a sua fundação até hoje, o CUMN já contou com onze padres Jesuítas como Diretores do Centro:

1975-1984 – P. António Vaz Pinto, sj
1985-1991 – P. Vasco Pinto de Magalhães, sj
1991-1993 – P. António Amaral, sj
1993-1996 – P. Alberto de Brito, sj
1996-1997 – P. Carlos Azevedo Mendes, sj
1997-2000 – P. Carlos Carneiro, sj
2000-2001 – P. Sérgio Diz Nunes, sj (em abril de 2001, foi criado o Círculo Loyola um grupo de amigos e benfeitores do CUMN)
2001-2006 – P. Nuno Tovar de Lemos, sj
2006-2011 – P. Filipe Martins, sj
2011-2014 – P. Gonçalo Castro Fonseca, sj
2014-Atualidade – P. Nuno Branco, sj