Grupos

O CREU é a casa de muitos grupos distintos, (oração, acção social, formação cristã, etc) destinados a todo o tipo de pessoas e interesses; a pré-universitários, universitários, jovens profissionais e adultos. Aqui fica uma pequena descrição de cada.

Círculo Xavier

É a porta aberta do CREU para quem não é ou já não é universitário, promovendo e proporcionado atividades de formação e desenvolvimento espiritual e cultural, segundo as linhas e os desafios da espiritualidade inaciana. Destina-se a todos os que já terminaram a sua formação, estejam a trabalhar, à procura de emprego ou reformados. A sua missão é proporcionar a experiência da vivência cristã em comunidade, contribuir para o enriquecimento cultural e espiritual de cada um e ajudar financeiramente o CREU.

GVX

Grupo de Vida Cristã

Este grupo destina-se a jovens estudantes que estão entre o 9º e o 11º ano de escolaridade.

CVX-U

Comunidades de Vida Cristã dirigidas a universitários.

Rabo de Peixe

O Projeto Rabo de Peixe Sabe Sonhar, projeto de solidariedade e voluntariado, encontra-se ligado à Companhia de Jesus e tem jovens voluntários por todo o país. Este Projeto conta já com 13 anos de existência e atua na vila de Rabo de Peixe, nos Açores, uma das zonas mais pobres da Europa. O seu principal objetivo é o trabalho com as famílias e, em particular, com as crianças desta comunidade, proporcionando-lhes oportunidades de aprendizagem e de sonho, na promoção da igualdade social. A atividade central tem sido a realização de uma colónia de férias. Ao longo do ano, os núcleos de voluntários de cada Centro Universitário organizam atividades que visam a angariação de fundos e a divulgação da realidade de Rabo de Peixe.

Foste Visitar-me

Associação de Visitadores de Reclusos  que está legalmente constituída desde 2007 e cujos voluntários, todos os sábados de manhã, visitam os reclusos em três cadeias do distrito do Porto: Sta Cruz do Bispo (homens), Sta Cruz do Bispo (mulheres) e o Estabelecimento Prisional do Porto em Custóias. Também tem um projecto no Estabelecimento Prisional Adjunto à Policia Judiciária. A missão do Foste visitar-me é, inspirada na espiritualidade Inaciana, procurar estabelecer relações de proximidade e confiança com os reclusos, ajudando-os a encontrar um sentido para o tempo de reclusão.

Grão

Projeto de voluntariado internacional, de inspiração inaciana, dirigido a estudantes universitários e jovens profissionais. O Grão realiza projetos em países africanos de língua oficial portuguesa e colabora em missões já existentes que estejam ligadas a ordens religiosas católicas ou a ONG’s. Estas missões duram dois meses, no verão, e são precedidas de um tempo de preparação e formação.

Logo Grao

Crisma

Grupo de preparação para a celebração do sacramento do crisma.

FAS

Grupo de voluntariado que apoia famílias carenciadas, idosos em aldeias no Marão e sem-abrigo nas ruas do Porto

Geração K

É um grupo vocacionado para os jovens entre os 23 e os 35 anos com propostas concretas de oração, discussão moral e social e crescimento na Fé. É aberto a todos quantos queiram participar. Durante o ano organizam-se actividades com vários temas que abordam questões e desafios próprios da nossa geração, como por exemplo, o enfrentar o mercado de trabalho, a procura a sua vocação familiar, o interesse pelos temas da política e da sociedade, o percurso de Fé que se continua a fazer e a aprofundar.

Tripa

Team de Reciclagem e Implementação Para Animadores – é o nome do mais antigo núcleo do Camtil, associação ligada aos jesuítas que pretende participar na formação dos jovens a partir de campos de férias. O papel do TRIPA ao longo do ano é dar continuidade aos campos realizados no verão. Para isso faz todo o tipo de actividades para os sócios da associação abrindo espaço para as que fizerem sentido sejam abertas a toda a comunidade portuense. Uma das mais antigas e épicas actividades de sempre é o PEDRAS A METRO, em que trazemos toda a energia e alegria de um campo de férias par o meio da cidade do Porto. O TRIPA está ansioso por reunir todos os tripeiros que querem ir para além dos campos e viver o Camtil mais perto de casa! E isto não toca só a quem vive em Porto City, todos os sócios que vivam noutra qualquer terra nortenha e que estejam com fome de Camtil serão, também, muito bem-vindos! Um caramelo, TRIPA

Grupo X

O Grupo X é um grupo de formação cristã, que se reúne no CREU quinzenalmente. É um grupo para pré universitários (12º Ano) e, apesar de funcionar como continuidade dos Grupos de Vida Cristã (GVX), não é necessário ter frequentado estes grupos para entrar no Grupo X.  Para além do crescimento na Fé cristã, pretende ser um grupo de integração no centro universitário para actividades ou grupos posteriores.

CVX

Comunidades de Vida Cristã são grupos de oração, fé e justiça. Reúnem-se quinzenalmente e partilham uma caminhada comum.

Ao 3º Dia

Partilha para pessoas que já experimentaram ou vivem a doença.

Leigos para o Desenvolvimento

Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) que realiza projetos de desenvolvimento em S. Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique, e também em Portugal. É uma organização que desenvolve a sua intervenção através da ação responsável e comprometida de voluntários qualificados e de longo prazo (por um, dois ou mais anos), com uma abordagem assente nos princípios do desenvolvimento local, participativo, sustentável e humano.

Sim ou Sopas

Grupo dirigido a namorados

Dinâmicas | serviços

Natal com Abrigo

Concerto de Natal com e para os Sem-Abrigo

Crisma para Adultos

Preparação de adultos para o Baptismo ou Crisma.

Pobreza Envergonhada

Recolha mensal de alimentos para famílias carenciadas.

Preparação de Noivos

Formação para o casamento Católico e Vida Matrimonial.

Adoradores

Silêncio e Adoração todas as 5as feiras às 18.30

Amigos do CREU

Vida Norte

Associação de promoção e defesa da vida e da família

Voluntários São Cirilo

Voluntariado para ajudar a capacitar pessoas e famílias, nacionais e estrangeiras, em situação de fragilidade social e que são acompanhadas no Centro Comunitário São Cirilo.

Grupo Teilhard Chardin
Bebés de São João
Missão País

Projecto que organiza uma semana em missão de voluntariado e evangelização numa localidade do interior, presente em várias faculdades de norte a sul do país.

Amigos de Aldoar

Grupo de voluntários dedicado ao trabalho social e educativo junto da população do Bairro de Aldoar, no Porto.

Meninos do Coro
Amigos da Rua
Gambozinos

Associação juvenil católica sem fins lucrativos, assente no voluntariado. Tem como missão fomentar a coesão social entre crianças de meios socioeconómicos e culturais diferentes, com enfoque nas regiões de Braga-Porto, Peniche-Lisboa e Pragal-Lisboa.

Centro de catequese Nª Srª Fátima
Equipas Jovens N. Srª e Casais