Agenda

A carregar Eventos

Academia de Verão 2018

1 Setembro - 8 Setembro
Casa da Torre

A Academia de Verão é uma escola autêntica, com professores e alunos, aulas e exames, para aprender o essencial da fé católica.
As inscrições para a Academia de Verão já abriram!

179 Jffb096547 2000x1333.jpg

Exercícios Espirituais – 8 dias

8 Setembro - 16 Setembro
Casa da Torre , P. Francisco Rodrigues, sj

Experiência personalizada de oração e discernimento segundo a ordem e método de Sto.Inácio de Loiola. Proposta conjunta de textos para a oração com o acompanhamento individual possível; até um máximo de 20 pessoas por grupo. Orientação realizada por P. Francisco Rodrigues.

Congresso Internacional de Filosofia da Natureza

10 Setembro - 12 Setembro
Braga FFCS – UCP , Universidade Católica Portuguesa

A reflexão sobre o conhecimento da Natureza (nas suas várias aceções) a partir do diálogo com as ciências constitui a Filosofia da Natureza. Esta toma para seu objeto de estudo os objetos de estudo das ciências específicas, mas analisando-o numa perspetiva filosófico - metafísica, visando chegar a uma compreensão abrangente, interdisciplinar e harmónica das diversas imagens da Natureza – nem sempre consistentes –, oriundas das várias ciências.

Exercícios Espirituais – 3 dias

13 Setembro - 16 Setembro
Casa da Torre , P. Carlos Carneiro, sj

Experiência personalizada de oração e discernimento segundo a ordem e método de Sto.Inácio de Loiola. Proposta conjunta de textos para a oração com o acompanhamento individual possível; até um máximo de 20 pessoas por grupo. Orientação realizada por P. Carlos Carneiro.

Exercícios Espirituais – 8 dias

15 Setembro - 23 Setembro
Casa de Exercícios de Santo Inácio , P. Mário Garcia, sj

Os Exercícios Espirituais são uma experiência de oração e discernimento, em clima de silêncio, com a ajuda de um orientador, procurando a vontade de Deus a nosso respeito, para assim poder viver a “em tudo amar e servir“.  O itinerário fundamental destes exercícios é uma herança de Santo Inácio de Loiola, fundador da Companhia de Jesus. O nosso Papa Francisco, que como jesuíta também foi formado nesta escola de espiritualidade cristã, assim recomenda: «São muito importantes para a renovação espiritual…

Exercícios Espirituais- 6 dias

17 Setembro - 23 Setembro
Casa de Exercícios de Santo Inácio , P. Vasco Pinto Magalhães, sj

Os Exercícios Espirituais são uma experiência de oração e discernimento, em clima de silêncio, com a ajuda de um orientador, procurando a vontade de Deus a nosso respeito, para assim poder viver a “em tudo amar e servir“.  O itinerário fundamental destes exercícios é uma herança de Santo Inácio de Loiola, fundador da Companhia de Jesus.  

Exercícios Espirituais 3 dias pé descalço

20 Setembro - 23 Setembro
A Casa , P. Pedro Rocha Mendes, sj

1. O que são os EE pé descalço na CASA? É um retiro em silêncio, segundo o método de Santo Inácio de Loyola, com propostas diárias de oração, missa, partilha e acompanhamento pessoal. Destina-se a jovens dos 18-30. Neste turno, dar-se-á prioridade aos animadores de campos de férias inacianos (CAMTIL, Campinácios e Gambozinos) especialmente aqueles que nunca fizeram esta experiência, já que estes Exercícios serão ligeiramente adaptados para quem os faz pela primeira vez. Serão orientados pelo P. Pedro Rocha…

348 Jffc050321 1333x2000.jpg

Exercícios Espirituais – 8 dias

20 Setembro - 28 Setembro
Casa da Torre , P. Gonçalo Machado, sj

Experiência personalizada de oração e discernimento segundo a ordem e método de Sto.Inácio de Loiola. Proposta conjunta de textos para a oração com o acompanhamento individual possível; até um máximo de 20 pessoas por grupo. Orientação realizada por P. Gonçalo Machado.

203 Jffb096624 1333x2000 400x250.jpg

Exercícios Espirituais – 3 dias

20 Setembro - 23 Setembro
Casa da Torre , Mariana Abranches Pinto

Experiência personalizada de oração e discernimento segundo a ordem e método de Sto.Inácio de Loiola. Proposta conjunta de textos para a oração com o acompanhamento individual possível; até um máximo de 20 pessoas por grupo. Orientação realizada por Mariana Abranches Pinto.

SORNA – Situação Óptima para Reencontrar os Nossos Amigos

22 Setembro (15:00 - 23:30)
Colégio Pedro Arrupe , GAMBOZINOS

Os Gambozinos estão a organizar a SORNA – Situação Óptima para Reencontrar os Nossos Amigos. É um dia de convívio no final do Verão para estar com os nossos amigos dos campos. Os do campos deste ano, reencontrar amigos de outros campos (mesmo aqueles do campo de há 15 anos atrás) e também de outros movimentos de campos de férias. Para quem? Para quem quiser a partir do 15 anos. Quem tiver menos de 15 anos pode ir, desde que acompanhado por…

Festa de Abertura – EL CUMN de PAPEL

26 Setembro (19:15 - 23:00)
CUMN , CUMN

O DIA TÃO ESPERADO CHEGOU!! O CUMN vai reabrir dia 26 de setembro (4ª feira): * 19h15: Missa p/ universitários * 20h15: Jantar * 21h15: Festa de Abertura Sejam todos muito bem-vindos! Aqui fica uma pequena introdução: https://www.facebook.com/CumnCentroUniversitario/videos/2156237471296073/

Exercícios Espirituais – 3 dias

27 Setembro - 30 Setembro
Casa da Torre , P. Paulo Duarte, sj

Experiência personalizada de oração e discernimento segundo a ordem e método de Sto.Inácio de Loiola. Proposta conjunta de textos para a oração com o acompanhamento individual possível; até um máximo de 20 pessoas por grupo. Orientação realizada por P. Paulo Duarte.

Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Círculo

29 Setembro - 30 Setembro
Igreja de Condeixa-a-Velha , Circulo Loyola

Um caminho com sentido – Eis a proposta do Circulo de Loyola para a “rentrée” neste novo ano lectivo A Peregrinação é aberta a todos (sócios, familiares, amigos) desde que maiores de 16 anos. E contará com a companhia e orientação do Padre Nuno Branco, SJ. O ponto de encontro será na Igreja de Condeixa-a-Velha (ao lado das ruínas de Conímbriga) pelas 20h00. No entanto, quem puder, deve comparecer mais cedo ( por volta das 19h00) para levar os carros ao ponto onde termina a…

Tomada de posse do novo Pároco

30 Setembro (11:30 - 15:00)
Paróquia de S. Pedro , Paróquia de S. Pedro

No domingo dia 30, o Sr Bispo D. Manuel Felício, dará posse ao novo Pároco de S. Pedro, Pe. Sérgio Diz Nunes e aos dois Párocos in solidum, Padres Manuel Vaz Pato e Rafael Morão, durante a Eucaristia das 11.30 horas. Todos estamos convidados a participar. De seguida haverá um almoço nas instalações da Paróquia. Pede-se o favor de fazerem a vossa inscrição para o almoço na Secretaria Paroquial.

Tomada de Posse – Paróquia da Encarnação

30 Setembro (12:00 - 13:30)
Igreja Nossa Senhora da Encarnação (Chiado) , Paróquia da Encarnação

No próximo domingo, pelas 12h, na Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, numa Cerimónia Eucarística presidida por Dom Joaquim Mendes, tomarão posse os novos Párocos In Solidum da Paróquia da Encarnação. Tendo sido confiada por sua Eminência Dom Manuel Clemente esta Paróquia à Companhia de Jesus, foram nomeados os P. Vasco Pinto de Magalhães, sj (Moderador), P. Francisco Mota, sj e P. João Norton, sj.

Festa de Abertura do CASARÃO

3 Outubro (19:00 - 23:00)
CASARÃO – Pastoral Universitária de Évora , CASARÃO

Sejam todos muito bem-vindos à grande festa. Será um momento de convívio e muita alegria para dar início a mais um ano letivo. Programa: 19h15 – Missa celebrada pelo Arcebispo de Évora 20h15 – Surpresa organizada pelos “caseiros” 21h – Churrasco Preçário: Sumos e Imperial – 0,50 Sopa – 0.50 Bifana – 1,50 Bolos – 0.50  

179 Jffb096547 2000x1333.jpg

Exercícios Espirituais – 3 dias

4 Outubro - 7 Outubro
Casa da Torre , P. Rui Nunes, sj

Experiência personalizada de oração e discernimento segundo a ordem e método de Sto.Inácio de Loiola. Proposta conjunta de textos para a oração com o acompanhamento individual possível; até um máximo de 20 pessoas por grupo. Orientação realizada por P. Rui Nunes.

Exercícios Espirituais de 3 dias – P. Sérgio Diz Nunes, SJ

4 Outubro - 7 Outubro
Seminário do Verbo Divino , Paróquia de S. Pedro

Os Exercícios Espirituais são experiência personalizada de oração e discernimento segundo a ordem e método de Sto. Inácio de Loiola. É uma proposta conjunta de textos, através da qual um grupo de pessoas se dispõe a estar com Deus em ambiente de silêncio, durante alguns dias, acompanhados por um orientador espiritual. Serão certamente, um tempo onde cada pessoa pode vir a encontrar aquilo que tanto procura: sentido para os seus dias, serenidade, maior liberdade, paz, alegria e maior capacidade de…

Inscrição: 110€

Adoração do Santíssimo Sacramento

5 Outubro (10:00 - 11:00)
Paróquia de S. Pedro , Paróquia de S. Pedro

Tempo de Encontro, de Estar com de Jesus Eucaristia – Pão consagrado. Na Igreja de S. Tiago, todas as primeiras sextas feiras do mês.  

Noite de Arranque do CREU-IL

9 Outubro (19:00 - 23:30)
CREU – Centro de Reflexão e Encontro Universitário , CREU-IL

Apresentação de todos os grupos da “casa” e do programa de atividades para este ano lectivo.

361 Jffc050389 2000x1333.jpg

Exercícios Espirituais – 3 dias Itinerantes

11 Outubro - 14 Outubro
Casa da Torre , P. Rui Nunes, sj

Experiência personalizada de oração e discernimento segundo a ordem e método de Sto. Inácio de Loiola. Proposta conjunta de textos para a oração com o acompanhamento individual possível; até um máximo de 20 pessoas por grupo. Orientação realizada por P. Rui Nunes.

Casa Da Torre1.jpg

Exercícios Espirituais – 3 dias

11 Outubro - 14 Outubro
Casa da Torre , P. Carlos Carneiro, sj

Experiência personalizada de oração e discernimento segundo a ordem e método de Sto. Inácio de Loiola. Proposta conjunta de textos para a oração com o acompanhamento individual possível; até um máximo de 20 pessoas por grupo. Orientação realizada por P. Carlos Carneiro.

Apresentação de Rabo de Peixe

11 Outubro (21:00 - 23:00)
CREU – Centro de Reflexão e Encontro Universitário , CREU-IL

Serão de apresentação do projeto de colónias de férias com crianças da e na Vila de Rabo de Peixe, nos Açores, com preparação ao longo do ano. Para Universitários.

Matrimónio – Arte do Encontro

13 Outubro (09:00 - 20:00)
Casa da Torre , Relógio Família – Braga

“Aquele frio e neblina apanha-nos ao nascer e a gente morre com a alma cheia de roupa e talvez com a nostalgia de nunca termos mostrado a nossa alma a ninguém” .Sabemos que nunca damos a alma a conhecer na sua totalidade, porque ainda não sabemos de que tipo de totalidade ela é composta. Apenas sabemos que não há almas sozinhas: as almas fazem-se umas às outras. Mas que são pesadas, são, e gastamos a vida a tentar colocar a…

+ Exportar eventos