Quem somos

Os Jesuítas

A Companhia de Jesus é ordem religiosa da Igreja Católica. Foi fundada por Sto. Inácio de Loyola e seus companheiros em 1540. A sua finalidade geral é a procura do maior serviço a Deus e à Igreja, colocando-se inteiramente à disposição do Papa. Assim, toda a atividade dos jesuítas visa a evangelização do mundo e, mais concretamente, a defesa da fé e a promoção da justiça em permanente diálogo cultural e inter-religioso.

 

A finalidade particular da Companhia de Jesus para cada membro é que atinja a perfeição cristã; numa identificação crescente com Jesus Cristo e que se dedique com a mesma intensidade à perfeição dos outros. Para tal, o caminho proposto é o da espiritualidade inaciana. Ou seja, um modo de viver, estar e trabalhar que estejam imbuídos da pedagogia e sabedoria espiritual contidas nos Exercícios Espirituais segundo Sto. Inácio de Loyola.

A Casa

Está instalada na antiga casa da Comunidade do Colégio da Imaculada Conceição, numa quinta ampla e verdejante, onde se situam também o Colégio da Imaculada Conceição e o Noviciado do Santíssimo Nome de Jesus.

Foi “batizada” no dia 6 de Setembro, dia da canonização de Santo Afonso Rodrigues, irmão jesuíta porteiro durante mais de 40 anos no Colégio de Palma de Maiorca. Foi escolhido este nome não só porque A CASA tem muitas portas de entrada (que recordam o Santo porteiro), mas também porque se trata de um Irmão que viveu a sua vida de modo simples e entregue. Esta designação é uma forma de recordar a todos os que por lá passarem, que a Companhia de Jesus é uma ordem de Padres e Irmãos que marcaram e marcam de forma indelével a história da Igreja e da humanidade.

 

Os quartos, salas, capelas e outros espaços d’A CASA têm nomes que recordam os santos mártires jesuítas, havendo uma pequena referência biográfica em cada espaço. Nos dias que correm, a proposta de santidade e o exemplo dos santos pode ser um estímulo e um apelo a viver com maior radicalidade a fé e a entrega. É isso que se espera que aconteça a todos os que forem passando pel’A CASA.

A CASA destina-se, prioritariamente, à realização de Exercícios Espirituais pé‐descalço (Exercícios Espirituais em que se dorme em saco cama e em que os participantes colaboram na gestão das refeições e limpezas) e outras atividades de cariz formativo e espiritual. O seu público-alvo são jovens dos 18 aos 29 anos, ainda que, esporadicamente, se possam fazer outro tipo de actividades para pessoas mais velhas. Para além dos retiros e das actividades com grupos de jovens, a casa também tem uma grande sala de reuniões que tem sido utilizada por diversos grupos ligados à Companhia de Jesus.