Casas de retiro reabrem em junho

Casa da Torre, A CASA e Rodízio abrem ao público dentro de dias. Distanciamento social, menos ocupação e novas regras permitem garantir a segurança e tranquilidade necessárias às atividades.

As casas de retiros da Companhia de Jesus reabrem já no início de junho. Na Casa da Torre (Soutelo), na Casa de Retiros de Santo Inácio (Rodízio) e na CASA (Cernache) haverá limitação de pessoas e serão seguidas todas as orientações das autoridades de saúde para que os exercitantes possam estar em segurança e com a tranquilidade necessária. Os programas de atividades foram reformulados e ajustados.

Na Casa da Torre, em Soutelo, haverá numerus clausus de 45 exercitantes. Serão ocupados apenas metade dos quartos, para que todos se possam sentir cómodos e seguros, neste tempo de desconfinamento. A casa tem preparados todos os serviços, espaços e atividades segundo as recomendações dadas pela Direção Geral da Saúde. O programa de Exercícios Espirituais de S. Inácio de Loiola para junho é o seguinte:

Exercícios Espirituais 3 dias:

18-21 JUN, P. Carlos Carneiro, sj; 25-28 JUN: P. João Manuel Silva, sj

Exercícios Espirituais 5 dias:

9-14 JUN, P. Hermínio Vitorino, sj;  9-14 JUN, Alzira Fernandes

Exercícios Espirituais 7 dias:

6-13 JUN, P. Paulo Duarte, sj

Exercícios Espirituais 8 dias:

5-13 JUN, P. Luís Maria da Providência, sj; 16-24 JUN, P. Abel Bandeira, sj; 29 JUN – 7 JUL, P. Dário Pedroso, sj

Exercícios Espirituais de mês:

15 JUN – 15 JUL, P. Rui Nunes, sj; 26 JUN – 26 JUL, P. Luís Maria da Providência, sj

(Para mais informação: email casadatorre@jesuitas.pt – tlf 253 310 400 – www.casadatorre.org)

 

A CASA (Casa de Atividades Santo Afonso) arranca também em junho, com os Exercícios Espirituais de 7 dias de 26 de junho a 2 de julho e eventualmente uns a meio de julho para as pessoas que ficarem em lista de espera.

Na Casa de Exercícios de Santo Inácio (Rodízio), as atividades também retomam já no final deste mês, salvaguardando as precauções que as atuais circunstâncias exigem. Haverá medidas de distanciamento social nas salas de conferências, nas capelas e na sala de refeições, bem como ajustes nos horários das celebrações comunitárias. Nos espaços comuns será necessário utilizar máscara, sendo que os exercitantes deverão trazê-la de casa. O programa de atividades pode ser consultado em baixo.

As casas de retiro estiveram encerradas desde meados de março, tendo sido obrigadas a suspender todas as atividades programadas. Fazem agora um agradecimento especial a todos os que contribuíram com donativos nas últimas semanas e que permitiram fazer face às despesas fixas das casas e cumprir todos os compromissos assumidos.