Relógio da Família: o novo fôlego de um projeto

O Relógio da Família nasceu em Espanha, chegou a Portugal em 2014 e ajuda casais a refletir sobre a realidade do seu casamento e da sua família. Este ano haverá três edições que terão lugar em Braga, Praia Grande e Palmela.

O Relógio da Família nasceu em Espanha inspirado na dinâmica dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. Trata-se de uma ferramenta  que pretende ajudar casais a refletir sobre a realidade do seu casamento e da sua família. As sessões deste ano terão lugar na Casa da Torre em Soutelo, Braga, na Casa de Exercícios de Santo Inácio na Praia Grande em Sintra e na Casa de Santa Rafaela Maria em Palmela.

O Relógio da Família assume-se como uma ajuda para, em casal, dar um novo fôlego ao projeto da família.

De acordo com a organização esta proposta ganha especial relevância num momento em que “as famílias vivem ocupados com as rotinas domésticas, as exigências do trabalho, os desafios da família alargada e dos amigos, as questões orçamentais e muitas outras decisões, assumindo-se como uma ajuda para, em casal, mergulhar com profundidade na realidade do seu casamento e da sua família e, em conjunto, dar um novo fôlego ao projeto  da família.” Os organizadores sublinham ainda que esta é uma proposta para qualquer casal “seja qual for a circunstância em que se encontre.”

A metodologia do Relógio da Família está pensada de forma a que os grandes protagonistas do processo sejam os membros do casal que se comprometem a um tempo de paragem constituído por dois fins de semana. No conjunto destes dois fins de semana, percorre-se um caminho que passa por sete momentos distintos que incluem o reconhecimento da  história de Graça da família, a tomada de consciência da sua situação atual, passando ainda por um tempo dedicado à reconciliação e outro dedicado à revisão do projeto de família. Cada edição será orientada por uma equipa de casais de várias idades, com o apoio do P. Álvaro Balsas sj, do P. António Júlio Trigueiros sj, e do P. Vasco Pinto de Magalhães sj.

O Relógio da Família chegou a Portugal e a Braga, onde se realiza este ano a quinta edição, em 2014. Desde o ano passado que se realiza também na Praia Grande e em Palmela.

 


Informações úteis: 
Calendário das edições deste ano:
1ª edição – Praia Grande, Sintra: 3 a 5 de Janeiro + 29 de Fevereiro a 1 de Março
2ª edição – Palmela: 10 a 12 de Janeiro + 7 a 8 de Março
3ª edição – Soutelo, Vila Verde: 28 a 29 de Março + 30 a 31 de Maio

Inscrições:
Palmela e  Praia Grande : através do link: https://forms.gle/okkrphpB2Sebe7Bz6
Soutelo: por e-mail (casadatorre@jesuitas.pt) ou por telefone 253 310 400

Contactos:
Palmela e Praia Grande: relogiodafamilia@gmail.com
Soutelo: 253310400

 

 

.