WhatsFaith: uma ajuda para ler a realidade à luz da fé

Programa vai decorrer na Casa da Torre, em Soutelo, entre 8 e 10 de junho, e pretende ajudar a criar pontes entre a vida vivida e a vida no Espírito. Haverá tempo para ler, estudar, rezar e debater.

Como ajudar quem acredita, nos dias hoje, a ser capaz de ler a realidade a partir da sua fé? E como entrelaçar a vida espiritual com a reflexão que vamos construindo em Igreja? Estes são dois propósitos da iniciativa WhatsFaith que decorrerá entre os dias 8 e 10 de junho, na Casa da Torre, em Soutelo.

Nesta atividade destinada aos jovens e jovens adultos (até aos 35 anos) haverá exposições curtas que servem de provocação para um tema, bem como tempos de leitura pessoal de textos que vão ajudando à reflexão, escolhidos com bastante pluralidade, desde o magistério da Igreja até Nietzsche. Haverá ainda espaço e tempo de discussão, em que se irão contrastando ideias e, claro, tempo para ir rezando e deixando que se vão entrelaçando a vida pessoal e o pensamento crítico.

De acordo com os organizadores, os jesuítas Nelson Faria e Francisco Cortês Ferreira, “assim vamos erguendo uma ponte no fosso que se vai construindo entre a vida vivida e a vida no espírito, entre o que experimento, vejo e sei e aquilo que são os apelos de Deus e da comunidade a que pertenço, unindo cada vez mais vida e experiência crentes”.

O programa é composto por vários blocos, entre os quais se destacam: Dignidade Humana: se caminhamos juntos, como podemos deixar de contar com todos?; Quem é Cristo: mero homem? Somente Deus? De que nos salva?

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do email da Casa da Torre (casadatorre@jesuitas.pt)